SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar

Leia em 2min 30s

Sempre comprometida a registrar tudo que acontece no dia a dia do varejo alimentar e, ao mesmo tempo, antecipar suas tendências, revista incorpora conceito de crossmedia e se transforma em multiplataforma de conteúdo on e off-line

Por Gisele Cabrini

Desde o surgimento, SuperHiper teve a missão de ir além e se superar a cada número. De uma estreia, com apenas 32 páginas, chegou a edições históricas com 348, marca alcançada em setembro de 1995.

A revista, criada pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), sempre se posicionou editorialmente para ser mais do que uma publicação institucional, mas um veículo de referência para todo o varejo alimentar.

Constantemente em sintonia com a linguagem de seu tempo, tornou-se uma plataforma de comunicação que inclui a revista, o site, a newsletter, o canal no WhatsApp e o videocast Sala SuperHiper. Transmitido semanalmente pelo YouTube, trata-se de um novo formato que sucede a TV SuperHiper ABRAS, no ar até dezembro de 2024. E, claro, que SuperHiper também marca presença nas redes sociais: Instagram, LinkedIn e TikTok.

Ao longo de cinco décadas, ela tem se consolidado como uma fonte de informação sobre tudo que acontece no dia a dia dos supermercados: suas redes, seus fornecedores e seus demais parceiros, bem como todos os acontecimentos nacionais, por exemplo, os principais momentos da ABRAS (ABRAS em NY, Pós-NRF, Smart Market, Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ESG, ABRAS food retail future e Jantar do Dia dos Supermercados), e internacionais que impactam a atividade, entre eles a NRF e o Salão Internacional da Alimentação (SIAL).

Além disso, há décadas, traz com exclusividade pesquisas, produzidas pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS e os mais conceituados institutos e consultorias (Advantage Group, Inroots, NielsenIQ e Neogrid), como: Líderes de Vendas, Ranking ABRAS, Consumidores e Categorias, Meu Fornecedor, Pesquisa de Tendências e de Eficiência Operacional. Esses materiais são fontes valiosas de consulta para os associados, a indústria, o mercado e até a grande imprensa.

Suas páginas têm registrado opiniões e entrevistas com personalidades do Brasil e exterior, por exemplo, Robert Doyle, Brian Harris, Michael O’Connor, Philip Kotler, Marília Gabriela, Celso Ming, Aloisio Biondi, Pedro Cafardo e José Casado.

Em paralelo, “SH” — como a apelidamos carinhosamente na redação —, desde o início, continuadamente se voltou para o futuro no sentido de antecipar tendências, a exemplo da sua segunda edição que já abordava o que viria a ser o processo de automação no varejo que, atualmente, convive com código de barras, QRCode, self-checkout, “carrinhos inteligentes” e lojas autônomas.

Destaque também para sua equipe editorial composta por profissionais especializados e comprometidos em obter a informação em primeira mão, sem nunca deixar de lado a qualidade e a ética, bem como com a missão de estar sempre conectados ao que acontece no varejo alimentar em todas as suas áreas, desde a presidência até a operação de caixa. Trata-se de um time que busca as melhores notícias por trás de cada gôndola, inauguração, inovação e mais: envolvido em retratar quem são os personagens responsáveis por fazer a história do varejo alimentar.

Clique aqui e confira a última edição de SuperHiper na integra. 


Veja também

Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa

O Smart Market ABRAS 2025 foi marcado pela entrega do oitavo Prêmio RAMA – Programa de Rastreabili...

Veja mais
Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s

O mercado de supermercados no Reino Unido passou por transformações significativas e desafiadoras nos &uac...

Veja mais
Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance

Felipe Massa, ex-piloto de Fórmula 1, compartilhou sua trajetória desde a infância marcada pela paix...

Veja mais
Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores

O Smart Market ABRAS, que chega à quarta edição em 2025, também tem um momento dedicado...

Veja mais
Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025

Durante o Smart Market ABRAS 2025, um dos espaços mais inspiradores do evento é, sem dúvida, o...

Veja mais
Retail media: o presente e o futuro do varejo

O retail media, ou mídia de varejo, está se consolidando como uma das principais estratégias para i...

Veja mais
Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”

O dia a dia de um esportista profissional tem muitos pontos em comum com quem está na linha de frente do varejo a...

Veja mais
Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) apresentou nesta segunda-feira (14), durante a ...

Veja mais
Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro

Nesta terça-feira (15), São Paulo será palco do Smart Market ABRAS 2025, o encontro que reúne líderes, empresário...

Veja mais