As vendas dos supermercados catarinenses no mês de abril subiram 1,29% em relação às do mesmo período de 2009, conforme apurou pesquisa da Associação Catarinense de Supermercados (Acats). Dentro do ano de 2010, a variação de abril em relação a março foi negativa em 2,43%. O primeiro quadrimestre de 2010 indica um avanço de 5,42% em relação ao mesmo período de 2009. O levantamento foi feito pela WB Telecom.
O resultado nacional divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) apontou números negativos, de -0,49% em abril de 2010 em relação a abril de 2009, e de -3,83% em abril em relação a março. No acumulado, o número nacional está positivo em 6,18%. Para o presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Adriano Manoel dos Santos, o resultado pode ser considerado normal: "A Páscoa este ano ficou no limite entre o fim e o começo dos dois meses-alvo do comparativo e muito do que representou a venda relacionada a esta data já havia acontecido em março, cujo resultado foi acima de média, o melhor do ano até aqui".
A tendência do segmento para maio e junho é de que sejam meses bons em vendas. "Temos influência das Festas Juninas e da Copa do Mundo, que sempre acrescenta em termos de consumo", afirma o dirigente.
As categorias que poderão ter incremento extra por conta dos jogos da Copa, segundo o executivo, são as de salgadinhos prontos, petiscos e bebidas em geral, destacando-se refrigerantes e cervejas.
Veículo: DCI