As vendas reais dos supermercados brasileiros cresceram 4,2%no acumulado de 2010, informou nesta segunda-feira a associação que representa o setor no país, Abras. O resultado ficou abaixo da meta prevista para o ano, de crescimento entre 4,4%e 4,5 %.
Em dezembro, as vendas avançaram 3,16% na comparação com o mesmo mês de 2009 e subiram 33,86% sobre novembro de 2010. Os dados são deflacionados pelo IPCA. "O aumento de 33,86% em relação às vendas do mês anterior já era esperado, afinal dezembro conta com as vendas para as festas de final de ano. O destaque fica por conta do acumulado do ano de 4,2%, que integra uma série de quatro anos consecutivos de resultados positivos", afirma o presidente da Abras, Sussumu Honda.
Cesta
A entidade também informou nesta segunda-feira que a AbrasMercado, cesta composta por 35 produtos de largo consumo, registrou avanço acumulado de 17,4% em 2010. Em dezembro a cesta teve alta de 2,19%, ficando em R$ 307,04.
No ano, os produtos com maiores altas foram feijão (51,6%), papel higiênico (43,3%) e carne traseiro (34,9%). Já os produtos com as maiores quedas em 2010 foram cebola (-47,1%), batata (-19%) e tomate (-13,6 %).
Veículo: Portal Terra