Por Marlucy Lukianocenko
A GfK Brasil apresentou nesta manhã (18/05), em São Paulo, para uma plateia de mais de 100 fornecedores da indústria, a pesquisa “Mercado de Vizinhança”, realizada durante os meses de março e abril deste ano em lojas de 1 a 4 check-outs espalhadas pelo País. O objetivo do estudo é retratar com profundidade o universo das lojas de pequeno varejo, mostrando desde o perfil do proprietário e do comprador desse canal até a estrutura dos pontos de venda, quanto faturam, de quem compram, que preços praticam, mix, formas de pagamento, oferta de serviços, etc.
Dentre os principais destaques, a partir dos dados coletados verificou-se a importância que esse perfil de loja vem conquistando no País, a tendência de continuidade do crescimento por conta da economia atual e dos novos hábitos dos consumidores na busca pela conveniência. “A pesquisa também mostra a influência que o cliente tem na tomada de decisões desse canal de compras, entre outras percepções”, disse o diretor de relacionamento da GfK, Marco Aurélio de Lima.
Após a apresentação, houve um debate com a participação do coordenador do Núcleo de Varejo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), prof. Ricardo Pastore, do diretor de canal indireto da Unilever, Marcos Diniz, do gerente da Fundação Abras e coordenador do Comitê Abras de Redes e Associações de Negócios (Cran), Marcos Manéa e de Marco Aurélio, da GfK. Eles abordaram os desafios tanto para o pequeno supermercadista quanto para fornecedores, partindo da precificação, formação de mix, relacionamento entre ambos, etc.
Todos os dados da pesquisa serão publicados com exclusividade na edição de Junho de SuperHiper. Não perca!
Fonte: Redação Revista SuperHiper