Vice-Presidente Márcio Milan irá falar sobre o mercado de pescado e as oportunidades da seção para o setor supermercadista
"Como vender o peixe'. Este é o tema da palestra que o vice-presidente da Abras, Marcio Milan, apresentará na segunda-feira (26/03), durante o Seminário "Caiu na Rede é Lucro, organizado pelo Senar/Faet (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) de Tocantins.
Na ocasião, Milan irá apresentar as principais ações da Abras e as parcerias com o Ministério da Pesca e Aquicultura para incentivar o consumo de pescado no País. Além disso, irá falar sobre as oportunidades de ganhos que a seção oferece ao setor. De acordo com o Ranking Abras 2011, a Peixaria representa cerca de 1% do faturamento nos supermercados. Durante a palestra, os participantes irão conferir dicas para melhorar a Peixaria, fidelizar consumidores e aumentar as vendas.
O desafio da Faet este ano é fazer com que o Tocantins salte das atuais 7.500 toneladas de peixe por ano para 15.000 toneladas. Para que isso ocorra é preciso investir na qualificação de mão de obra.
A expectativa é oferecer treinamento de 40 horas em "Preparação de Viveiros para Povoamento" para 300 trabalhadores. E qualificar cerca de 500 piscicultores com curso de 120 horas de "Povoamento de Viveiros" e " Manejo de viveiros". Para diferenciar o produto Tocantinense será criado o Amazônia /Selo que irá atestar a qualidade do produto.
De acordo com a Faet, o estado hoje possui cerca de mil produtores e apenas quatro frigoríficos com o selo de inspeção federal. Há 120 mil hectares de lâminas de água em barragens, 25 mil hectares de áreas propícias à instalação de viveiros.
O seminário aborda ainda os seguintes temas: Peixe - A Nova Fronteira do Agronegócio, Como Vender o Peixe, O Mercado Brasileiro e Mundial, Peixe dá Lucro? E o Potencial do Peixe no Tocantins.
Fonte: Portal Abras com informações Senar/Faet