A campanha “De olho na validade” foi lançada hoje no Estado da Paraíba e marcou a comemoração do Dia Internacional do Consumidor.
A Associação dos Supermercados da Paraíba (ASPB), Ministério Público do Estado, Procon/PB, Vigilâncias Sanitárias, Instituto de Metrologia e Qualidade (Imeq) e sociedade civil organizada assinaram nesta quinta-feira (15/03) o termo de compromisso de responsabilidade social para instituir a campanha educativa, que entrará em vigor em 60 dias.
De acordo com o termo, se o consumidor identificar, antes da passagem no caixa, produtos com validade vencida nas prateleiras e gôndolas dos supermercados, ele receberá imediatamente outro produto idêntico dentro do prazo de validade sem pagar nada por isso. Caso não haja o produto, o cliente terá direito a troca gratuita por outro similar.
A campanha tem como objetivo agilizar a troca de produtos com validade vencida e melhorar a qualidade do serviço prestado pelo setor supermercadista aos consumidores.
Os clientes que constatarem a ausência de validade nos produtos ou o seu vencimento após a passagem pelos caixas terão os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor garantidos.
A cada três meses, o MPPB, os órgãos de defesa do consumidor e a ASPB vão se reunir para discutir os resultados da campanha que terá duração de 12 meses. Os 200 supermercados associados deverão divulgar a campanha nas dependências dos estabelecimentos para que os clientes tomem conhecimento.
A ASPB também produziu dois mil exemplares do Código de Defesa do Consumidor para distribuir aos clientes durante todo o dia de hoje.
Fonte: Associação de Supermercados da Paraíba /Portal Abras