Abras: expansão das vendas

Leia em 1min 20s

Consumidores devem encontrar preços mais altos.


São Paulo - As vendas de produtos típicos de Páscoa, como ovos de chocolate, bacalhau, bebidas, azeites, entre outros, devem crescer em termos nominais 11,1% em comparação com a mesma data do ano passado, divulgou ontem a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Segundo o levantamento, 85% dos empresários do setor supermercadista projetam vendas superiores às do ano passado, enquanto 15% estimam faturamento semelhante a 2011. A Páscoa é o segundo principal período de vendas dos supermercados, somente atrás do Natal.

De acordo com a pesquisa, todos os produtos pesquisados tiveram aumento, em termos de volume, nas encomendas com os fornecedores: bacalhau (11,3%), refrigerantes (10,4%), ovos de Páscoa (9,4%), azeites (8,8%), peixes em geral (8,0%), cervejas (6,0%), chocolates em geral (5,2%), vinhos nacionais (2,2%), vinhos importados (2,2%), importados em geral (1,8%) e colomba pascal (1,7%).

Os consumidores encontrarão nas prateleiras dos supermercados preços mais altos este ano em relação a 2011. Os maiores reajustes ficam por conta das cervejas (7,7%), seguidas pelos refrigerantes (5,9%), ovos de Páscoa (5,9%), chocolates (4,0%), colomba pascal (3,4%), peixes em geral (3,2%) e vinhos nacionais (2,6%).

Já a variação dos preços será menor entre os produtos importados, que de forma geral subiram 0,9% este ano sobre a Páscoa do ano passado. Por produtos, houve aumento de 1,5% no bacalhau e 0,8% tanto no azeite quanto nos vinhos importados.

Na avaliação da Abras, os dados da pesquisa demonstram um "otimismo" por parte dos supermercadistas, que não acreditam em queda nas vendas em relação à Páscoa do ano passado. (AE)


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Comitê Sustentabilidade Abras debate demandas do setor

  A 1ª. reunião de 2012 do Comitê Sustentabilidade Abras foi realizada ontem (7/03), na se...

Veja mais
FMI Show 2012 terá três feiras em um só local

De 30 de abril a 3 de maio acontece o FMI Show em Dallas, nos Estados Unidos. Produzido pelo F...

Veja mais
Marcas ícones continuam a liderar as vendas

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) premiou ontem as marcas que foram líderes de venda...

Veja mais
Embalagens ficam mais inteligentes

A principal função das embalagens é proteger os produtos. E o maior uso de tecnologia permite ...

Veja mais
Produtos mais caros já lideram oferta nas prateleiras das lojas

Diante do reposicionamento das classes C e D, que chegam com maior poder de compra ao mercado, além do aumento da...

Veja mais
Marcas ícones continuam a liderar as vendas

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) premiou ontem as marcas que foram líderes de venda...

Veja mais
Abras realiza encontro de marcas líderes de vendas

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) realizou nesta quinta-feira,1°    ...

Veja mais
Venda em supermercados cresce 3,84% em janeiro

As vendas reais do setor supermercadista cresceram 3,84% em janeiro de 2012 na comparação com o mesmo m&ec...

Veja mais
Vendas reais cresceram 3,84% no mês de janeiro

As vendas reais nos supermercados cresceram 3,84% em janeiro na comparação ao mesmo mês do ano passa...

Veja mais