Consumidores devem encontrar preços mais altos.
São Paulo - As vendas de produtos típicos de Páscoa, como ovos de chocolate, bacalhau, bebidas, azeites, entre outros, devem crescer em termos nominais 11,1% em comparação com a mesma data do ano passado, divulgou ontem a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Segundo o levantamento, 85% dos empresários do setor supermercadista projetam vendas superiores às do ano passado, enquanto 15% estimam faturamento semelhante a 2011. A Páscoa é o segundo principal período de vendas dos supermercados, somente atrás do Natal.
De acordo com a pesquisa, todos os produtos pesquisados tiveram aumento, em termos de volume, nas encomendas com os fornecedores: bacalhau (11,3%), refrigerantes (10,4%), ovos de Páscoa (9,4%), azeites (8,8%), peixes em geral (8,0%), cervejas (6,0%), chocolates em geral (5,2%), vinhos nacionais (2,2%), vinhos importados (2,2%), importados em geral (1,8%) e colomba pascal (1,7%).
Os consumidores encontrarão nas prateleiras dos supermercados preços mais altos este ano em relação a 2011. Os maiores reajustes ficam por conta das cervejas (7,7%), seguidas pelos refrigerantes (5,9%), ovos de Páscoa (5,9%), chocolates (4,0%), colomba pascal (3,4%), peixes em geral (3,2%) e vinhos nacionais (2,6%).
Já a variação dos preços será menor entre os produtos importados, que de forma geral subiram 0,9% este ano sobre a Páscoa do ano passado. Por produtos, houve aumento de 1,5% no bacalhau e 0,8% tanto no azeite quanto nos vinhos importados.
Na avaliação da Abras, os dados da pesquisa demonstram um "otimismo" por parte dos supermercadistas, que não acreditam em queda nas vendas em relação à Páscoa do ano passado. (AE)
Veículo: Diário do Comércio - MG