As vendas reais do setor supermercadista alcançam alta de 5,80% em 2012, na comparação com o mesmo período de 2011, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado nesta terça-feira (28) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em entrevista coletiva para a imprensa. Tiaraju Pires, superintendente da Abras
No entanto, as vendas reais do setor em julho apresentaram queda de -0,09% em relação ao mesmo mês de 2011. Em comparação com junho deste ano, houve queda de -0,51%. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.
Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresentou queda de -0,08% em julho em relação a junho e alta de 5,15% se comparado com julho de 2011. O acumulado nominal no ano é de 11,48%, na comparação ao mesmo período do ano passado.
"Em julho, as vendas apresentam resultado negativo, abaixo do forte desempenho apresentado no início do ano. Por outro lado, o nível de emprego continua positivo e a expectativa para o restante do ano é de maior aquecimento da economia, contribuindo para manter as vendas no patamar de 5% em 2012", avalia o superintendente da Abras, Tiaraju Pires.
AbrasMercado apresenta queda de 0,12% em julho
Resultado foi impulsionado pela batata, carne dianteiro e carne traseiro
Em julho, o indicador AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK, apresentou queda de -0,12%, em relação a junho deste ano. Já na comparação com julho de 2011, o AbrasMercado apresentou crescimento de 8,05%, passando de R$ 295,98 para R$ 319,82.
Os produtos com as maiores altas em julho, na comparação com junho, foram: tomate, com 48,23%; farinha de mandioca, com 3,61%; e queijo mussarela, com 2,73%. Já os produtos com as maiores quedas foram: batata, com -16,66%; carne dianteiro, com -4,34%; e carne traseiro, com -2,10%.
Fonte: Departamento de Economia e Pesquisa da Abras