Evento acontecerá de 18 a 20 de setembro, em Atibaia, SP e reunirá lideranças do setor e palestrantes internacionais para falar sobre tecnologia e capital humano
A Abras realizará de 18 a 20 de setembro a 46ª Convenção Abras, no Bourbon Convention & Spa Resort, em Atibaia, São Paulo. O evento, considerado o maior e mais importante encontro de líderes do setor supermercadista brasileiro, contará com a participação palestrantes internacionais que irão tratar de temas como tecnologia e capital humano, comportamento de compras, entre outros.
Paralelamente haverá outros importantes eventos como a VI Rodada Internacional de Negócios, a 2ª edição da Exposição de Tecnologia e o Workshop da Associação Latino-Americana de Supermercados.
"Nossa Convenção Nacional já se consagrou como um encontro estratégico que reúne líderes para debater assuntos que estão sempre presentes no dia a dia do setor e estratégias para ações futuras. A proposta é anteciparmos os debates das principais tendências, sejam elas de consumo, de inovação tecnológica, e ainda trazemos a experiência internacional de importantes especialistas do mercado", diz o presidente da Abras, Sussumu Honda.
Conhecimento
Um dos objetivos da Convenção neste ano é desvendar o dilema de como aplicar a tecnologia para ganhar competitividade e de como conquistar comprometimento de equipes talentosas para agregar valor às empresas.
Para trazer experiências internacionais no tema, a Abras convidou, por exemplo, o renomado professor de Comportamento Organizacional da Stanford Graduate School of Business, Jeffrey Pfeffer, considerado um dos maiores nomes em gestão de pessoas do mundo.
Em sua palestra Pfeffer irá abordar sobre a importância das pessoas no varejo, com cases de importantes redes como a Whole Foods Markets, nos Estados Unidos, que ilustra bem os benefícios da utilização de práticas de gestão de alto desempenho para impulsionar o crescimento e a rentabilidade nos negócios.
Outro destaque é o tema comportamento do consumidor, que terá espaço garantido na programação. Desta vez, sob o enfoque do neuromarketing e a influência no comportamento de compra. A convidada é Amy Africa, conceituada em seus trabalhos no estudo do uso da web, melhoria de web design e e-commerce de sucesso por mais de 15 anos. Amy tem sido amplamente mencionada em revistas especializadas do setor e também destaque em centenas de programas de rádio, TV e congressos especializados.
Já o professor de Prática de Gestão e Estratégia da Universidade de Harvard, John Wells traz uma reflexão para a Convenção Abras: Por que as empresas bem-sucedidas vão à falência? Ele irá mostrar que o aumento das vendas e os lucros muitas vezes cegam as empresas e as colocam rumo ao precipício e, quando os lucros entram em colapso, geralmente é tarde demais. Wells irá discutir as falhas do varejo através de exemplo de grandes organizações, além de falar sobre a inércia, seus principais tipos, diagnósticos e cura.
As principais tecnologias emergentes a serviço do varejo (como Assistentes de Compras Pessoais (PSA), Gôndolas Inteligentes, Display Eletrônicos, Terminais Informativos, Etiquetas Eletrônicas de Preços, Balanças inteligentes, Self Check-out, displays eletrônicos interativos, RFID, entre outras inovações apresentadas nas últimas maiores feiras realizadas este ano em Nova York, Hannover e Berlim) serão apresentadas por Regiane Romanno. Ela é membro do Comitê Abras Inovação e Tecnologia, doutora em Administração de Empresas [área de concentração Administração da Tecnologia da Informação (FGV-EAESP)], membro do Comitê Europeu de RFID, consulta e professora na área de tecnologia, sistemas de informação e ciência da computação.
Veja também: Abras realiza 2ª Exposição de Tecnologia para o varejo
Amy Africa Jeffrey Pfeffer John Wells Regiane Romanno
Fonte: Portal Abras