A ALAS – Associação Latino-Americana de Supermercados confirmou a participação de executivos de 13 países para participar de seu Workshop. O evento será realizado no dia 18 de setembro e ocorrerá paralelamente aos eventos da 46ª Convenção Abras, no Bourbon Convention & Spa Resort, em Atibaia, São Paulo.
Neste ano, o evento apresentará novos temas, como construção e tendências de loja, onde serão abordas as técnicas adotadas atualmente para construção, reforma e adequação de lojas, além de dicas para melhor utilização de áreas, sustentabilidade e relação custo-benefício.
A Alas traz ainda experts no varejo para falar sobre estratégias para aumentar as vendas, que inclui atualizações sobre fluxo de clientes, posicionamento de marcas, marketing, mix de produtos, ruptura, entre outros.
“Preparamos uma programação com palestras que vão oferecer aos supermercadistas da América Latina muito mais que conhecimentos. Elas trazem estratégias, perspectivas e inovações sobre o setor varejista, além de conhecimento técnico e da troca que o workshop da Alas proporciona. Já confirmamos a participação de 150 executivos para o evento”, diz o presidente da Associação Latino-Americana de Supermercados, João Carlos de Oliveira.
Sobre a Associação Latino-Americana de Supermercados
A Associação Latino-Americana de Supermercados (ALAS) está presente em 18 países, representa um PIB de US$ 18 trilhões e atende a 840 milhões de consumidores.
Veja a programação:
Lojas – Construção e Tendências
8h30 – 12h30
Tratará de técnicas adotadas atualmente para construção, reformas e adequação de lojas, levando-se em consideração, modelos de sucesso multinacionais. Preocupações com melhor utilização de áreas, respeito ao meio ambiente e relação benefício x custo, serão discutidas e debatidas com os participantes.
- Arquitetura e Construção - Materiais, sustentabilidade e filosofia de construção.
- Novos valores aspiracionais do consumidor moderno - Cases de varejo ilustrando reposicionamento estratégico com geração de valor para as marcas .
- A marca e o ponto de venda - Um estudo latino-americano
Palestrantes:
- Júlio Takano da Kawahara Takano Soluções para Varejo – O Arquiteto brasileiro formado pela Faculdade de Arquitetura Mackenzie que atua no varejo desde 1985. É Membro fundador e Diretor Administrativo e Financeiro da ABIESV (Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo). Fundador da Kawahara Takano, onde se especializou na formatação de conceitos para varejo de grandes formatos, tendo como clientes : Riachuelo, Pernambucanas, Wal Mart, Sam’s Club, TAM, Insinuante, Avon, O Boticário, Cremeria Nestlé, Hering Store, entre outras lojas.
- Marcos Marrone da Design Novarejo – Sócio diretor da DesignNovarejo, escritório especializado em arquitetura e design espaços comerciais. Bacharel em Comunicação Visual e Desenho Industrial pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Na Na Novarejo, Marrone e sua equipe, realizaram projetos para Extra, Pão de Açúcar, Extra Fácil, Comprebem, Carrefour, G. Barbosa Hipermercados, Mambo Hipermercados e Dia%. A Novarejo também tem expertise em supermercados internacionais como Super 6 (Paraguay), Géant Casino (Francia), Cencosud (Chile), Devoto (Uruguay), Giro (Angola) e Libertad (Argentina).
- Waldeny Fiuza da Dória Lopes Fiuza Arquitetura – Arquiteto e vice-presidente de administração e finanças da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura no Paraná (AsBEA-PR) e sócio do escritório Dória Lopes Fiuza. Com mais de 20 anos de experiência, trabalha no desenvolvimento de projetos de diversas áreas, como residenciais, comerciais, esportivas, hoteleiras, industriais e da saúde
Mediador:
- Antônio Carlos Ascar – Ascar & Associados - Um dos grandes nomes do varejo de auto serviço, especializado em Tendências Mundiais do Varejo. Graduado e pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas, foi durante muitos anos Professor de Marketing pela Universidade Mackenzie. Seu prestígio é resultado dos seus vários anos de atuação direta no varejo, dos quais trinta e um ocupou cargos executivos no grupo Pão de Açúcar, desde Diretor de Recursos Humanos até o de Diretor Corporativo, responsável por toda a operação de varejo.
Vendas – Como aumentar?
14h30 – 18h00
Especialistas do segmento de varejo apresentarão cases bem sucedidos e que resultaram em incremento de vendas. Serão abordados temas como: fluxo de clientes, posicionamento da marca, marketing, mix de produtos e serviços agregados entre outros.
- Tendências do Mercado na América Latina (Economia, Demografia, Shopper, Categorias, Formatos)
- Jornada do Shopper - Como vender mais a partir das práticas de Shopper Marketing
- Shopper Centric CatMan (Estratégias e público-alvo, Análises da Categoria, Papel da Categoria, Táticas para alavancar vendas)
- Supply Chain (Gestão da cadeia de distribuição, Gestão e controle dos Estoques, Gestão e controle de Rupturas, Execução no PDV de atividades promocionais)
Palestrantes:
- Eduardo Ragasol - The Nielsen Company - executivo altamente respeitado com mais de 20 anos de experiência na Nielsen, onde atuou como gerente geral da Nielsen México e vice-presidente de Client Services para América Latina. Eduardo é formado pelo Instituto Tecnológico Autônomo do México e tem especializações pela Ashridge Business School of London e também pela Duke University e pelo Massachussets Institute of Tecnology (MIT) em Administração e Marketing.
- Daniel Sampietro – Mais de 16 anos na indústria de Pesquisa de Mercado. Ampla experiência em Gerenciamento de Categorias e implementação de processo de Gerenciamento de Espaços, atuando com redes como Wal Mart (Argentina), Norte (Argentina), Carrefour (Argentina e México), Disco-Ahold (Argentina), Jumbo (Argentina), Casino (Argentina) , Ta-Ta (Uruguay), Comercial Mexicana (México), a Casa Ley (México), Soriana (Mex), Chedraui (México), Alsuper (México), Pueblo (Porto Rico), entre outros.
- Fatima Merlin - Master Business em Marketing pela FIA, Economista. Atua há mais de 20 anos na área de pesquisa e informação, com especialização em varejo, consumidor e Shopper. Desenvolveu projetos em âmbito nacional e internacional com ênfase em varejo, trade marketing, consumidor e shopper. É sócia Fundadora da Connect Shopper, foi Diretora de Varejo e Shopper Insigths da Kantar WorldPanel (antiga LatinPanel) por 10 anos.
Workshop Alas 2012
De: 18 de setembro
Das 8h às 18h
Local: Bourbon Convention & Spa Resort - Atibaia - SP
Rod. Fernão Dias, s/nº - km 37,5
Clique aqui e veja mais informações sobre o Workshop Alas 2102 no hotsite da 46ª Convenção
Mais informações: Sabrina Savioli - sabrina@alasnet.org