Durante a cerimônia de abertura da 27ª Convenção Gaúcha de Supermercados e Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos (Expoagas), o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, assinou dois convênios: um de incentivo ao uso consciente de sacolas plásticas e outro de capacitação, por meio do serviço itinerante Escola Móvel.
Em parceria com a Oniz Distribuição e a Visa Brasil, a Agas possibilitará capacitar profissionais no Interior a partir de setembro. O treinamento ocorrerá numa carreta que percorrerá várias cidades. Entre os cursos, padaria, açougue e atendimento.
A previsão é que o projeto seja executado em até dois anos, beneficiando mil profissionais em investimento de R$ 50 mil. A parceria com o Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos prevê orientar sobre uso racional de sacolas. A proposta é cobrar cinco centavos por sacola para incentivar a reutilização do material. 'É uma forma de conscientizar o consumidor, embora muitos já levem às lojas sacolas próprias.'
A mostra foi aberta ontem pelo governador em exercício, Paulo Afonso Feijó, mas os supermercadistas também aproveitaram a Expoagas para fazer reivindicações na rua. Até amanhã, empresários, diretores e gerentes acompanharão as novidades do setor no Centro de Eventos da Fiergs, na Capital.
Longo ainda entregou ao presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda, documento pedindo isenção da Cofins sobre carne bovina, aves e suínos, que será enviado pela Abras ao governo federal. Se atendido o pedido, os empresários calculam redução de até 9,5% no preço dos produtos.
Veículo: Correio do Povo - RS