BH assume a liderança do segmento em Minas

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Ranking foi elaborado pela Abras.

Mais uma vez, Minas Gerais teve três representantes na lista das 20 maiores redes supermercadistas do Brasil. No ranking divulgado ontem pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), referente ao ano passado, aparecem o Supermercados BH, em 8ª lugar; a DMA Distribuidora, que engloba o EPA, Martplus e o Via Brasil, na 11ª colocação; e, em seguida, a Multiformato Distribuidora, do Apoio e Super Nosso, ocupando o 18º lugar.

O Supermercados BH subiu duas posições no ranking e assumiu a liderança entre os mineiros. A rede tem 16 anos de fundação, 117 lojas no Estado, 10,5 mil colaboradores e teve faturamento de R$ 2,3 bilhões no ano passado.

A DMA, que no ano passado ocupava o primeiro lugar no ranking do Estado, caiu uma posição, passando da 10º para a 11º lugar. O grupo faturou no exercício passado R$ 2,129 bilhões e possui 91 lojas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Super Nosso - Já a rede de supermercados Apoio/Super Nosso, faturaram R$ 1,288 milhão no ano passado, crescimento de 25% ante o faturamento do ano anterior (R$ 1,03 bilhão), o que levou a empresa a subir duas posições no ranking divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados - do 20º para a 18º.

A empresa possui 23 lojas na Grande Belo Horizonte e, de acordo com o diretor Comercial, Rodolfo Nejm, deve abrir mais três unidades até o final do ano. "Ficamos muito contentes com a nossa subida no ranking da Abras, é resultado do nosso trabalho que é focado no cliente", afirmou.

Para este ano, a rede também aposta em crescimento e, para isso, o Super Nosso vai diversificar o mix oferecido ao seu público formado, sobretudo, por consumidores das classes A e B. Entre os diferenciais, estão a adega de vinhos, composta por mais de 700 rótulos, e a comida japonesa, considerada referência.

Outra novidade que promete aquecer ainda mais os negócios da rede neste ano é o serviço de vendas virtual "Super Nosso em Casa", que deve entrar no ar ainda neste primeiro semestre. "O projeto é pioneiro em nosso segmento", comemora o diretor. A ideia abrange os supermercados Super Nosso e Apoio Mineiro.

Amis - O setor supermercadista mineiro registrou em 2012 um aumento real de 4,9% no faturamento em relação a 2011. E, para este ano, espera manter o ritmo de crescimento.

Segundo projeção da Associação Mineira de Supermercados (Amis), a expectativa é de um incremento de 4% em relação ao ano passado, o que significará uma receita da ordem de R$ 14,4 bilhões neste ano.

Jó o setor supermercadista brasileiro, apresentou crescimento real de 5,3% em 2012, e teve faturamento de R$ 250 bilhões. De acordo com o Ranking Abras, o faturamento das 20 maiores empresas evoluiu 11,3%, passando de R$ 139,8 bilhões, em 2011, para R$ 155,7 bilhões em 2012.

Os quatro primeiros colocados no ranking, no ano passado, são: Grupo Pão de Açúcar, com faturamento de R$ 57,2 bilhões e crescimento de 8,6% e Carrefour que faturou R$ 31,4 bilhões em 2012 e cresceu 9,4%. Em terceiro lugar está o Walmart, com faturamento de R$ 25,9 bilhões e crescimento e 10,5%.

A rede Cencosud, com faturamento de R$ 9,7 bilhões é a quarta maior. Ela obteve o maior crescimento, de 55,8%, devido à incorporação do Prezunic, sexto colocado no ranking de 2011, ainda segundo a Abras.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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