O setor supermercadista e a indústria vitivinícola estão atuando conjuntamente para promover o mercado de vinho nacional. Um dos primeiros resultados foi a assinatura de um acordo de cooperação técnica firmado entre a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e a indústria vitivinícola representadas pelas entidades: Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), a Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Bebidas (A.B.B. A), Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), em outubro de 2012. As entidades setoriais preveem o aumento de consumo per capita de 1,9 para 2,5 litros até 2016 e ampliação da venda de vinhos finos brasileiros de 19 para 40 milhões de litros em quatro anos.
Projeto Setorial: Conhecendo os Vinhos do Brasil
Mais ações do Grupo de Trabalho
Entre as atividades já programadas para 2013 está em andamento a discussão para criação do Fundo de Promoção e Ordenamento do Mercado Vitivinícola no Brasil, no âmbito da Câmara Setorial da Viticultura, Vinhos e Derivados, órgão consultivo junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em Brasília e que congrega todas as entidades participantes do Acordo firmado em outubro. A previsão inicial é que este trabalho seja concluído durante este ano, quando seria proposta formalmente a criação do fundo, por meio de legislação específica.
Para promover a campanha em sua loja escreva para alaor@abras.com.br.
Informativo Saca Rolhas: edição nº 01 | Informativo Saca Rolhas: edição nº 02 | Informativo Saca Rolhas: edição nº 03 |
Projeto Conhecendo os Vinhos do Brasil leva dirigentes e empresários à Serra Gaúcha
Vinícolas brasileiras fecham negócios de mais de R$ 1 milhão em feira no Nordeste
Abras e Ibravin reforçam acordo setorial que promove vinho brasileiro
Primeira edição do projeto Conhecendo os vinhos do Brasil recebe mais de 150 participantes
Consumo de vinho branco ganha estímulo no Brasil
Vinhos nacionais vão ocupar 1/4 das prateleiras nos supermercados
Campanha promocional e projeto setorial são as duas primeiras ações para ampliar o consumo de vinhos no país
Abras e indústria do vinho assinam acordo de cooperação no jantar do Dia Nacional do Supermercado