Quando se fala em criminalidade, o sentimento de impotência diante da precariedade da falta de segurança é uma realidade que afeta todos os segmentos que complementam a sociedade, dentre eles, o setor comercial.
Governos buscam recursos para ampliar o efetivo policial e diminuir os índices de criminalidade. No entanto, é importante que estejamos atentos há alguns aspectos que podem ser favoráveis a certas situações nada agradáveis.
Para ter dimensão do problema durante o ano de 2012, entre os supermercados (um dos setores mais afetados pela criminalidade) as perdas causadas por furtos externos e internos de mercadorias foram responsáveis por 13,1% e 21,3% dos prejuízos. Perda de mais de 4 bilhões e meio de reais. Montante que é equivalente a 1,95% do faturamento do setor ao longo de todo o ano passado. O levantamento encomendado pela Associação Brasileira dos Supermercados (Abras) foi realizado pelo Ibevar, o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e de Mercado de Consumo.
Ano passado os furtos no Estado ultrapassaram a casa dos 3 mil e diante dessa realidade, entres os dias 15,16 e 17 de Outubro, a Federação do Comércio, Bens e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio MS) realiza palestra nas cidades de Campo Grande, Aquidauana e Jardim.
O encontro é direcionado aos empresários e quer orientar os participantes a forma correta de proceder em situações de furtos e roubos, além de ações preventivas contra perdas e danos. A palestra: “abordagens, furtos e seus efeitos no varejo” será ministrada por palestrantes especialistas no assunto.
Um deles é Marcelo Pimentel – Tenente-Coronel da reserva do Exército Brasileiro. Graduado pela Academia Militar das Agulhas Negras onde obteve o grau de mestre em Ciências Militares.
O encontro contara também com a participação de Roberto Faria, delegado de polícia. Diretor da Associação Internacional de Polícia Seção Brasil, com cursos nas Academias de Polícia de MS, PR, SP e em países como França e Estados Unidos.
Formado em Direito, Criminologia, Eletrônica e Segurança do Trabalho, Roberto Faria acredita que o índice de pessoas que cometem furtos, premeditados ou não, chegue a 10% do público que circula diariamente nos estabelecimentos. “É fundamental que empresários e funcionários estejam atentos e capacitados para evidenciar furtos através de atitudes suspeitas”. E enfatiza: “durante o fato, câmeras de monitoramento ajudam a identificar e comprovar o crime. Mas além da gravação é importante também destacar testemunhas oculares que, preferencialmente, não sejam funcionários para que a credibilidade não seja colocada em dúvida”. A palestra ocorrerá em locais e dias alternados.
Dia 15 – Campo Grande
Local: Auditório do Sebrae
Horário: 19h00
Endereço: Av. Mato Grosso, 1661
Informações pelo telefone 3311-4452
Dia 16 – Aquidauna
Local: Auditório Vilma Begossi – Unidade II da UFMS
Horário: 19h30
Endereço: rua Oscar Trindade de Barros, 740 – B. Serraria
Informações pelo telefone 3241-6556
Dia 17 – Jardim
Local: Centro de Convenções Oswaldo Fernandes Monteiro
Endereço: Av. Coronel Stuck, 212 – Centro
Horário: 19h30
Informações pelo telefone 3251-1366
Veículo: Jornal Agora MS