Vendas dos supermercados crescem 4,94%

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(Esq.p/ dir.) Marco Aurélio Lima, diretor de Relacionamento da GfK, Marcio Milan, vice-presidente da ABRAS, Flávio Tayra, gerente do Departamento e Pesquisa da ABRAS
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       Coletiva de imprensa da ABRAS, realizada nesta terça-feira, para divulgar os principais indicadores do setor

 

 

As vendas reais do setor supermercadista acumulam alta de 4,94% de janeiro a setembro, de acordo com o Índice Nacional de Vendas que foi divulgado nesta terça-feira (29) pela Associação Brasileira de Supermercados - ABRAS, em entrevista coletiva para a imprensa.

Ainda de acordo com o Índice, em setembro as vendas do setor apresentaram queda de -5,12% na comparação com o mês anterior e alta de 4,81% em relação ao mesmo mês de 2012. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.

Em valores nominais, as vendas do setor apresentaram queda de -4,79% em relação ao mês anterior e, quando comparadas a setembro de 2012, alta de 10,94%. No acumulado do ano, as vendas nominais cresceram 11,62%.

"Apesar das expectativas tímidas para o PIB brasileiro, o setor supermercadista continua com números positivos, o que mostra que o nosso mercado continua aquecido. A manutenção dos níveis de desemprego baixo e contínuo, aumento da massa de rendimento salarial, quando comparada ao mesmo período do ano passado explicam o desempenho do setor", ressalta o vice-presidente das ABRAS, Marcio Milan.


Abrasmercado: Cesta de produtos apresenta queda de -0,92%


Em setembro, o Abrasmercado - cesta de 35 produtos de largo consumo, pesquisada pela GfK e analisada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS -, apresentou queda de -0,92% em relação a agosto deste ano, passando de R$ 355,85 para R$ 352,57. Na comparação com setembro de 2012, o Abrasmercado registrou alta de 6,88%.


Os produtos com maiores altas em setembro, em relação a agosto foram: leite em pó integral (3,77%), farinha de trigo (3,41%), frango congelado (2,28%) e queijo mussarela (2,08%). As maiores quedas foram impulsionadas por batata (-21,64%), cebola (-12,43%), tomate (-11,94%) e feijão (-7,60%).


Em setembro, na comparação com o mês anterior, a cesta da região Centro-Oeste foi a que apresentou a maior queda registrando -2,73%, com valor de R$ 317,26. A maior alta foi registrada pela cesta da Região Sudeste com 0,75% , com valor de R$ 336,75.



Autosserviço brasileiro apresentou queda de -1% nas vendas em volume no quarto bimestre deste ano


De acordo com o Índice Nacional de Volume, pesquisado pela Nielsen para a ABRAS, o autosserviço brasileiro apresentou queda de -1% nas vendas em volume no quarto bimestre deste ano (janeiro a agosto), em comparação ao mesmo período de 2012.


A cesta de bebidas alcoólicas aponta como a principal responsável pela queda do consumo no período (-3,9%), seguida pela cesta de bebidas não alcoólicas (-2%), perecíveis (-1,4%) e mercearia doce (-1,3%). Já as maiores altas no volume de vendas foram registradas pelas cestas outros, que contém principalmente produtos de bazar (2,8%) e limpeza caseira (2,5%).


No 4º bimestre de 2013, os supermercados de pequeno porte, com 1 a 4 check-outs, foram os que apresentaram maior crescimento (0,9%). Já os de grande porte, com 20 ou mais check-outs lideraram as maiores quedas (-2,6%) seguidos pelos supermercados de 10 a 19 check-outs (-1,8%).

 


Os produtos que apresentaram maior crescimento em volume vendido no quarto bimestre de 2013 foram: alimentos para gatos (19,3%), tintura e rejuvenescedor para cabelos (10,9%), leite fermentado (10,7%), suco de frutas pronto para consumo (9,9%), água mineral (8,2%), sabão e detergente para roupas (7,7%). As maiores quedas foram registradas pelos seguintes produtos: bebida à base de soja (-18,5%), açúcar (-10,6%), farinha de trigo (-10,5%), sabão em barra (-9%), carnes congeladas (-7,1%), margarina (-4,9%), creme dental (-4,8%).

 

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Supermercados esperam crescimento de 14,9% nas vendas de Natal

Expectativas para as vendas de final de ano são superiores às de 2012.


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Pesquisa de Natal revela que o setor supermercadista brasileiro espera um aumento de 14,9% nas vendas dos produtos típicos durante o período de festas de final de ano, em relação ao mesmo período do ano passado. O otimismo do setor para o Natal e Réveillon de 2013 ficou um pouco acima do verificado em 2012, quando a expectativa de crescimento nas vendas foi de 14,4%.

 

Os supermercadistas brasileiros aumentaram as compras de quase todos os produtos de Natal nacionais em relação ao mesmo período do ano anterior.

 

Os produtos com grandes expectativas de crescimento de vendas relatadas pelos supermercadistas foram: frutas especiais importadas (17,1%), bebidas natalinas (15,9%); cerveja (15,3%); refrigerante (15,2%), frutas nacionais da época (14,7%); panetone (14,2%) e vinhos nacionais (13,6%).

 

Em alguns itens a expectativa de vendas, apesar de grande, é menor do que no ano passado. Em panetones, por exemplo, a expectativa de vendas é de 14,2% este ano, contra 16,3% no ano passado, ou seja, -2,1 p.p. (pontos percentuais). Já no caso do item lombo, as encomendas foram reduzidas em - 4,2 p.p., em relação a 2012.

 

Os produtos importados em geral devem apresentar aumento de 10% neste ano, frente aos 7,1% apresentados na pesquisa passada; já as vendas de vinhos importados, especificamente, deverão crescer 11,3%, contra 12,5% verificado no ano passado.

 

Dos produtos pesquisados, os que apresentaram maior variação de preços em relação a 2012 foram cerveja (11,9%), pernil (10,7%), frango congelado (10,5%), refrigerantes (10,2%) e frutas especiais importadas (10,1%).

 

"O supermercadista está confiante em relação às suas vendas de final de ano, prevendo crescimento em todas as categorias típicas do período. O crescimento de encomendas de frutas especiais importadas mostra também que as oscilações cambiais ocorridas em agosto não chegaram a afetar de forma significativa as compras do setor", afirmou o vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan.

 

 Fonte: Departamento de Economia e Pesquisa Abras/Redação Portal Abras

 


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