Supermercados de Minas têm retração de 5,65% nas vendas

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Amis mantém projeção de crescimento de 4,5% no ano.

 



O faturamento dos supermercados em Minas Gerais caiu 5,65% em setembro em relação a agosto, mas acumula alta de 4,26% levando em conta os nove primeiros meses do ano. O resultado está acima do projetado para o setor em 2013, que a princípio previa crescer 4%, percentual que foi revisto pela Associação Mineira de Supermercados (Amis) para 4,5% e está mantido.

A queda de vendas em setembro não foi novidade para o setor. Em nível nacional, os dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) indicam uma redução no mês passado sobre agosto de 5,12%. Na comparação com setembro de 2012, o crescimento de vendas em Minas foi de 2,45%.

"O número foi ruim, setembro não é um mês bom para os supermercados porque não existe motivação para as vendas como em agosto, que conta com a volta às aulas depois das férias de julho", explica o superintendente da Amis, Adilson Rodrigues. Setembro, além disso, tem 30 dias e um feriado (dia 7), quando muitas lojas ficam fechadas em algumas cidades.

Como as vendas vinham muito bem ao longo do ano, os supermercadistas não prepararam ações para aquecer os negócios em setembro, como promoções, sorteios e outras, o que acabou contribuindo para a redução nas vendas. E as previsões são de que outubro e novembro, como também acontece todos os anos, não sejam gratificantes para o setor. A "desforra" virá em dezembro, mês em que as vendas deverão aumentar 8% em relação ao Natal do ano passado, de acordo com as projeções da Amis.


Regiões - O resultado foi negativo em todas as regiões do Estado, com destaque para o Vale do Rio Doce, onde a queda nas vendas foi de 7,27% de agosto para setembro. O que vem acontecendo naquela região, na análise de Adilson Rodrigues, é reflexo do mau momento enfrentado pela indústria do aço, que acaba levando as famílias a consumirem menos.

Efeitos semelhantes são sentidos em períodos de safra ou entressafra em outras regiões. O segundo pior resultado do mês foi o da região Central, onde fica Belo Horizonte, onde a retração foi de 6,54%. Mas o quadro não foi melhor nas demais. Na região Sul, a queda foi de 5,87%; na Norte/Noroeste, de 5,65%; na Zona da Mata, de 5,43%; no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, de 4,80%; e na Centro-Oeste, de 2,88%.

Minas Gerais vem seguindo a tendência verificada pelo setor supermercadista em todo o país, com queda no mês e expansão ao longo do ano. De acordo com a Abras, o crescimento acumulado de janeiro a setembro nas vendas dos supermercados, em nível nacional, ficou positivo em 4,94%. Já em relação a setembro de 2012, o resultado foi maior em 4,81%.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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