O quinto dia de aula do primeiro módulo "Estratégia de Categorias" da Academia ABRAS, APAS e McKinsey de Varejo chegou ao fim. Nesta terça-feira (26 de novembro), os consultores da McKinsey fizeram um resumo das últimas quatro aulas e logo entraram na pauta do dia, que consistia na apresentação acerca da alocação de espaço nas lojas e as estratégias das categorias "Bebidas" e "Mercearia Doce" dos Supermercados Violeta.
Antes de entrar propriamente no conteúdo do dia, o vice-presidente e diretor de Treinamento e Desenvolvimento da APAS, Pedro Celso Gonçalves, deu as boas vindas aos supermercadistas e agradeceu o empenho e confiança em participarem do primeiro módulo de capacitação da Academia ABRAS, APAS e McKinsey de Varejo. "Juntos, podemos fortalecer ainda mais o setor", afirmou.
José Eduardo de Carvalho, diretor dos Supermercados Violeta e também da APAS Distrital Oeste, ressaltou a importância do curso em prol do incremento das vendas da rede. "Estamos colocando em prática toda a teoria vista aqui. E com as mudanças propostas ao longo das aulas, já aumentamos a participação e vendas das seções de bomboniere e papel higiênico, de nossas lojas, em 11% e 9%, respectivamente", comemorou.
Maurício Cavicchiolli, gerente operacional da rede São Vicente e diretor de Responsabilidade Ambiental da APAS, também elogiou o curso. Segundo ele, apesar de ser a primeira turma, no qual ele denominou como uma "incubadora de ideias", o supermercadista elogiou a riqueza de detalhes do conteúdo. "Os dados apresentados são extremamente utilizáveis na prática, sem contar a troca de informações e dados entre os supermercados aqui presentes", disse. De acordo com Cavicchiolli, o conteúdo abordado pode ser aplicado na rotina de atividades da rede São Vicente. "Vamos prestar atenção em muitas coisas que não observávamos e já podemos perceber que os resultados são bem interessantes", complementou.
O curso
A Academia ABRAS, APAS e McKinsey de Varejo foi idealizada a partir de alguns gargalos encontrados no setor supermercadista, como a falta de mão de obra qualificada e a dificuldade em reter os talentos já existentes no mercado e, por consequência, reduzir o turnover nas lojas. Além disso, o conteúdo aborda a correta categorização dos produtos, em prol do incremento das vendas. As quatro primeiras aulas atenderam em cheio às expectativas dos supermercadistas e também foram destaque na edição de Novembro da Revista Acontece APAS.
A última aula será realizada nesta quarta-feira (27 de novembro), das 8h30 às 17h30, na Sede da APAS, em São Paulo. O módulo completo contempla a carga horária de 48 horas (dividida em seis dias, com 8h cada) e conta com a participação de 51 profissionais dos níveis gerencial e diretoria de 25 supermercados associados.
Fonte: Assessoria de Comunicação da APAS