O Grupo de Trabalho da Cadeia do Vinho formado por representantes da ABRAS, A.B.B.A, ABRABE, UVIBRA E IBRAVIN realizou sua primeira reunião de 2014 para dar continuidade às ações conjuntas na promoção do vinho nacional. Grupo de Trabalho do Vinho analisa os resultados de 2013
O GT foi constituído com base no Acordo de Cooperação firmado entre a Abras, a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), a Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Bebidas (A.B.B.A), o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e da União Brasileira de Vitivinicultura (Unibra) no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) em outubro de 2012, encerrou o processo de Salvaguarda, que durou oito meses.
Dentre as metas previstas no Acordo está a promoção de ações para o crescimento do mercado de vinhos finos no Brasil, bem como a ampliação do volume de produtos nacionais. A meta conjunta é aumentar o consumo per capita de 1,9 para 2,5 litros até 2016 e ampliar a venda de vinhos finos brasileiros de 19 para 40 milhões de litros em quatro anos.
"Em 2013, o consumo de vinhos nacionais tiveram uma elevação modesta. Por outro lado, a linha de vinhos importados sofreu queda, principalmente pela elevação da taxa cambial, dentre outros motivos. Com isso, ao final ficamos praticamente no mesmo patamar", explicou o vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan.
"Vamos continuar trabalhando de maneira firme e coesa, com vistas a atingir os objetivos propostos. É um trabalho, persistente, gradativo e contínuo e que depende do envolvimento de toda a cadeia do vinho", concluiu Milan.
A reunião aconteceu na sede da Abras, no dia 16 de janeiro.
Luciana Martins - Redação Portal ABRAS