Supermercados têm vendas 6,92% maiores

Leia em 3min 10s

As vendas reais do setor supermercadista do Brasil acumularam alta de 6,92% em março na comparação com o mês anterior, fevereiro, conforme indicador mensal apurado pela Associação Brasileira dos Supermercados (Abras). Em relação ao mesmo mês de 2013, as vendas registraram queda de 7,82%. No acumulado do ano, ou primeiro trimestre, as vendas nos supermercados nacionais apresentaram queda de 0,57% quando comparadas com o mesmo período do ano anterior.

Em valores nominais, as vendas do setor apresentaram crescimento de 7,90% em relação ao mês anterior e, quando comparadas a março de 2013, queda de -2,14%. No acumulado do ano, as vendas cresceram 5,18%.

"O setor continua vendendo bem e nossas expectativas continuam positivas. A queda registrada em março deste ano, em relação ao ano passado, é devido à data da Páscoa - segundo evento mais importante para o setor - que em 2013 aconteceu em 31 de março, concentrando todas as vendas naquele mês. Neste ano, a Páscoa foi na terceira semana de abril, que mostrará aumento de vendas na comparação com o mesmo mês do ano passado. Portanto, como se trata de fator sazonal, acredito que em abril já teremos um acumulado positivo de vendas", disse, em nota, o presidente do Conselho Consultivo da Abras, Sussumu Honda.

Outro ponto ressaltado pela entidade foi a menor renda do consumidor. A massa de rendimento médio real habitual dos ocupados foi estimada em R$ 47,2 bilhões em março de 2014, caiu 0,7% em relação a fevereiro. Na comparação com março do ano passado esta estimativa aumentou 4 %. Em março, o Abrasmercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, pesquisada pela consultoria GfK e analisada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras, apresentou alta de 2,92% em relação a fevereiro deste ano, passando de R$ 361,12 para R$ 371,69. Na comparação com março de 2013, o Abrasmercado apresentou alta de 4,65%.

Dia das Mães


Ao que tudo indica, nos meses de abril e maio o setor supermecadista pode apresentar recuperação. Redes como a Cooperativa de Consumo (Coop) e o Super Muffato esperam incremento significativo das vendas impulsionados pela data sazonal, Dia das Mães. A Coop acredita que suas vendas cresçam 8% no período. O Super Muffato está mais otimista, a rede pretende ter incremento de 35% na data. Já o Walmart espera um crescimento nas vendas de smartphones de 60%.


Levantamento aponta que 87% compram on-line

O comércio eletrônico será o grande canal de vendas nos próximos anos. Tudo indica que as empresas deverão realmente prestar atenção nesse segmento, principalmente, por indicadores como o levantamento Neoconsumidor, realizado pela consultoria GS&MD - Gouvêa de Souza e divulgado ontem em São Paulo.

Entre os entrevistados, pelo menos 87% fazem suas compras pela internet. Já outros 33% afirmaram comprar pela internet, mas ainda assim preferem as lojas. Um dado importante é que 70% desse número são compostos pelas classes C e D, que afirmaram acessar a internet, principalmente, pelo celular.

Ainda de acordo com o estudo, pelo menos 13% dos entrevistados nunca fizeram compras pela internet. Entre os principais fatores para esse resultado estão o receio do consumidor em comprar pela web, além do medo da decepção na hora de receber o produto ou insegurança em não receber. Entre os ouvidos, 54% ainda preferem fazer as compras pessoalmente nas lojas físicas pelo fato de ver o produto e conversar com o vendedor.

Quando avaliada as categorias, o Carrefour apareceu como a marca mais lembrada pelo público que faz compras apenas nas lojas físicas. Já o Extra foi citado como o varejista de preferência do consumidor que compra tanto no on-line como nas unidades da rede. Nas compras on-line, o Walmart foi eleito a empresa mais lembrada pelos entrevistados que só fazem compras através da internet.



Veículo: DCI


Veja também

Presidente Yamada tem audiência com presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves

Presidente da ABRAS, Fernando Yamada, e diretores da entidade participam de audiência com o presidente da Câ...

Veja mais
Vendas nos supermercados aumentam 6,92% em março

  Veículo: Jornal do Commércio - RJ...

Veja mais
Apelo vintage dá novo gás a fabricantes de tubaínas

  Veículo: Brasil Econômico  ...

Veja mais
Crescem as vendas em supermercados

As vendas reais nos supermercados aumentaram 6,92% em março, em relação a fevereiro, mas foram 7,82...

Veja mais
Vendas em supermercados crescem 6,92% em março

As vendas reais do setor supermercadista acumularam alta de 6,92% em março na comparação com o m&ec...

Veja mais
Abras: Vendas em supermercados crescem 6,92% em março

As vendas reais do setor supermercadista acumularam alta de 6,92% em março na comparação com o m&ec...

Veja mais
Abras: vendas em supermercados crescem 6,92% em março

As vendas reais do setor supermercadista acumularam alta de 6,92% em março na comparação com o m&ec...

Veja mais
Vendas reais dos supermercados no Brasil caem 0,57% no 1º tri

 As vendas reais dos supermercados no Brasil caíram 7,82 por cento em março ante igual mês do a...

Veja mais
Abras: Vendas reais de supermercados sobem 6,92% em março

As vendas reais dos supermercados apresentaram uma alta de 6,92% em março na comparação com feverei...

Veja mais