As vendas reais do setor supermercadista cresceram 2,82% em abril na comparação com o mês de março e apresentaram alta de 10,29% em relação a abril de 2013. No acumulado do ano, as vendas registram alta de 2,05% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os resultados foram divulgados hoje pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).
Em valores nominais, as vendas do setor apresentaram crescimento de 3,51% em relação ao mês anterior e, quando comparadas a abril de 2013, alta de 17,22%. No acumulado do ano, as vendas cresceram 8,11%.
"O equilíbrio entre renda e emprego tem mantido as vendas do nosso setor em crescimento, o que motiva investimentos constantes em novas lojas e serviços e em campanhas e promoções. Os resultados do nosso indicador de vendas até abril, com crescimento acumulado de 2,05%, mostram o efeito positivo das vendas do Período de Páscoa. Nossa expectativa é que essa tendência de crescimento continue, pois teremos ainda bons momentos de vendas durante esse ano", destaca o presidente do Conselho Consultivo da ABRAS, Sussumu Honda.
Abrasmercado
Em abril, o Abrasmercado, cesta de 35 produtos de largo consumo*, pesquisada pela GfK e analisada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS, apresentou alta de 1,63% em relação a março deste ano, passando de R$ 371,69 para R$ 377,74. Na comparação com abril de 2013, o Abrasmercado apresentou crescimento de 5,62%.
Os produtos com maiores altas em abril foram: batata (22,31%), leite longa vida (5,34%), queijo mussarela (5,16%), ovo (5,09%). As maiores quedas foram impulsionadas por: tomate (-5,24%), farinha de mandioca (-3,64%), cebola (-2,94%), frango congelado (-0,85%).
Cesta por Região
Em abril, na comparação com o mês anterior, a cesta da região Nordeste foi a que apresentou maior alta, registrando variação de 3,38% com valor de R$ 331,76.
*Cesta Abrasmercado é composta por 35 produtos de largo consumo: alimentos, bebidas (cerveja e refrigerante), higiene, beleza e limpeza doméstica. É uma ferramenta que a ABRAS disponibiliza para acompanhamento das oscilações de preços e gastos familiares em supermercados.
Redação Portal ABRAS