(Da esq.p dir) presidente da ABRAS, Fernando Yamada e o presidente da ASPAS, José Oliveira durante abertura do Workshop
Antonio Ascar, consultor da ABRAS, em palestra sobre a evolução no formato de loja
A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e a Associação Paraense de Supermercados (ASPAS) realizaram pela primeira vez em Belém o Workshop ABRAS & Estaduais. Com o tema Conhecimento e Networking do Setor Supermercadista no Pará, o evento reuniu cerca de 200 participantes que atuam diretamente em grandes, médios e pequenos supermercados.
Com o objetivo de aprofundar as principais questões que impactam o desenvolvimento do setor, a programação incluiu sete palestras técnicas com um time de especialistas no assunto no Brasil.
Para o presidente da ASPAS, José Oliveira, a ampliação do conhecimento para os gestores do autosserviço é o ponto principal do workshop. "Aqui estão especialistas de grande renome, técnicos que entendem muito bem do setor e trazem temas de grande proveito para nossas empresas, lembrando que o resultado de tudo isso será refletivo para o consumidor, com atendimento de excelência, por exemplo", ressaltou Oliveira.
"Proporcionamos para o supermercadista paraense as últimas tendências e novidades do setor, para, dessa forma, fortalecer o empresário local", afirmou o presidente da ABRAS, Fernando Yamada, durante abertura do workshop. Yamada também ressaltou que embora a economia brasileira esteja em desaquecimento, o setor supermercadista se mantém positivo porque continua colhendo os resultados de um trabalho muito forte que vem sendo feito ao longo de dez anos.
O consultor econômico, Flávio Tayra, abriu o ciclo de palestras falando sobre o momento econômico atual do Brasil e fazendo projeções para o setor para a segunda metade de 2014 e 2015. "Se comparamos com os anos 80 e 90, temos um cenário infinitamente melhor, quando se fala de economia, porém, caso não sejam feitos os ajustes certos, esse crescimento pode estacionar e até regredir", alertou.
Também participaram da conferência o gerente de Atendimento ao Varejo da Nielsen, Fábio Gomes que abordou o cenário do varejo e o comportamento dos consumidores; Antônio Carlos Ascar, da A.Ascar Associados e consultor da ABRAS, que falou sobre a evolução no formato de loja; o gerente de produtos da RR Etiquetas, Ivan Chagas, que abordou a eficiência das etiquetas eletrônicas nas lojas. Além de João Nascimento, representante regional da Gateway Security, que falou sobre tecnologia a favor da prevenção de perdas; Marcos Manea, gerente da Fundação ABRAS, que apresentou a pesquisa sobre perdas; e Eder Ismael Motin, e gestor de prevenção de perdas da rede de supermercados paranaense Condor, que ensinou o que falou sobre como minimizar as perdas e aumentar os lucros.
Esta é a sexta edição do evento, que começou no ano passado em Tocantins e depois no Acre. Somente este ano já foram realizados workshops em Fortaleza (ACESU), Paraíba (ASPB) e Bahia (ABASE). Já estão programados mais seis para 2014 nos estados: Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina e Distrito Federal.
Redação Portal ABRAS/ASPAS