A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) realizou ontem (7), durante o 30º Congresso e Feira da APAS, em São Paulo, sua tradicional reunião de diretoria, na qual participaram vice-presidentes, conselheiros e diretores regionais da entidade, e presidentes, delegados e executivos das associações estaduais de supermercados, tudo sob o comando do presidente da ABRAS, Fernando Yamada. Também participaram como convidados especiais o presidente da Associação Brasileira de Atacadistas Distribuidores, José do Egyto Lopes Filho, e o superintendente executivo, Oscar Attisano.
Dentre os assuntos debatidos na reunião estão as conquistas do setor em 2013, como a desoneração da cesta básica e das carnes, e o sucesso de programas, como o de promoção do vinho nacional (Campanha do Vinho) e o de rastreamento de frutas legumes e verduras (RAMA). Na ocasião também foram discutidas as demandas do setor para 2014, entre elas a busca de financiamento para a construção de novas lojas via BNDES.
Os executivos discutiram ainda o projeto de lei complementar 221/12, do deputado Vaz de Lima (PSDB-SP), que universaliza o acesso do setor de serviços ao Simples Nacional (Supersimples), o regime de tributação das micro e pequenas empresas (o texto base do Projeto de Lei Complementar 221/12 foi aprovado ontem pelo plenário da Câmara dos Deputados).
Foram também apresentados sugestões para o Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços (Simbracs), realizado pelo Governo Federal, que tem como principais objetivos discutir as tendências dos setores de Comércio e Serviços frente à conjuntura da economia internacional, debater políticas públicas para o fomento dos setores de Comércio e Serviços, apresentar e divulgar instrumentos de melhoria do ambiente de negócios e de fortalecimento do setor produtivo brasileiro e congregar diversos eventos convergentes para ampliar ainda mais o escopo das discussões propostas.
Fonte: Redação Portal ABRAS