A Associação Paulista de Supermercados (Apas) prevê que o faturamento do setor no Estado de São Paulo atinja R$ 92 bilhões em 2014. O montante esperado representará crescimento nominal de 15,1% na comparação com o faturado em 2013, de R$ 79,9 bilhões.
A expectativa da Apas é de que o Estado tenha 17 mil lojas até o final do ano, crescimento de 4,9% na comparação com as 16,2 mil lojas existentes ao fim de 2013.
O presidente da Apas, João Galassi, avaliou que o setor enfrenta mais dificuldades para crescer e destacou a desaceleração do crescimento da renda como um ponto relevante. O endividamento das famílias, disse, continua afetando o consumo.
A Apas espera que a inflação do setor no ano chegue a 7%. Os preços de alimentos, disse o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Fernando Yamada, vem sendo uma preocupação nos primeiros meses do ano, mas ele acredita em arrefecimento dos preços a partir do segundo semestre de 2014.
A Apas também apresentou números sobre a confiança dos supermercadistas. Em março deste ano, 50% dos supermercados consultados se mostraram pessimistas. O pessimismo vem crescendo desde meados de 2013, comentou Galassi.
Veículo: A Tarde - BA