O 30ª Congresso e Feira de Negócios em Supermercados -APAS, aberto a pouco no Expo Center Norte, que contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, do presidente da ABRAS, Fernando Yamada, deputados, prefeitos, autoridades e representantes de entidades de diversos setores, das Associações Estaduais de supermercados de todo o Brasil, mostrou como é forte a confiança do setor supermercadista paulista e brasileiro no desenvolvimento do mercado de consumo e no crescimento sustentável do País.
Na abertura do evento, o governador Geraldo Alckmin, falou da sua confiança - tema do evento deste ano - da força do setor supermercadista, que é dos maiores empregadores do estado e também do Brasil. "O Estado é um facilitador que atua para ampliar a competitividade, a produtividade e a eficiência que esse setor demonstra diariamente", disse Alckmin.
O presidente da APAS, João Galassi, em discurso, anunciou acordos importantes como a adesão da entidade paulista ao Pacto Global Rede Brasileira da ONU pela Sustentabilidade, que tem como premissas as melhores relações do trabalho e o combate a corrupção. Na oportunidade, também foi assinado um acordo com a Sabesp, que prevê a participação dos supermercados nas ações de economia de água, por meio do Programa Supermercado Guardião das Águas. Galassi, também anunciou durante o discurso o lançamento do Guia Supermercado Mais Sustentável.
João Galassi foi homenageado durante a abertura da Feira, pois este é seu último ano de mandato. "Nada vence o trabalho feito com Amor", disse o presidente da APAS, explicando que a frase da sua mãe sintetiza seu sentimento de dever cumprido na sua gestão.
Fórum do Comércio
O presidente Galassi em seu discurso pediu licença ao presidente da ABRAS, Fernando Yamada, para anunciar a iniciativa nacional de criar um fórum de entidades do Comércio (varejista e atacadista) para juntos fortalecerem seus pleitos. Esse fórum começa a ser articulado pelo próprio presidente da ABRAS, Fernando Yamada. "Esta mobilização junto as nossas coirmãs cresceu em adesão e esta convergindo naturalmente para a proposta mencionada pelo presidente Galassi, de criarmos uma ampla frente de comércio, um fórum unindo todas as entidades do comércio de bens, varejistas e atacadistas, juntamente com suas afiliadas e associações estaduais", destacou.
Yamada explicou ainda que uma confederação ou uma associação nacional como a ABRAS, por maior expressão ou grandeza econômica que tenha, só possui um peso relativo que é unitário. "Esse fórum resultará numa força coletiva, numa frente única, uma convergência que repercutirá nas mudanças que almejamos como cidadãos e setor produtivo, contribuindo para fazer o nosso País permanecer no trilho do crescimento e do desenvolvimento econômico e social", afirmou Yamada.
Fonte: Redação Portal ABRAS