*Marlucy Lukianocenko
ENAServ, realizado hoje (29), em São Paulo
O 5º Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviço (ENAServ), realizado hoje (29/05) na sede da Fecomércio, em São Paulo, da 9 às 18 horas, debate as oportunidades e desafios para incentivar a exportação de empreendimentos do setor de serviços, como a abertura de lojas de redes supermercadistas brasileiras no exterior.
Organizado pela Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), o ENAServ que tem como tema "Agenda Propositiva para as Exportações de Serviços" conta com diversas palestras com especialistas sobre os principais aspectos relacionados ao comércio exterior brasileiro de serviços.
Participam do evento mais de 500 empresários de diversos setores de serviços, além de membros do MDIC, da Agência Brasileira de Promoção à Exportação (APEX), e outros órgãos de governo. Representando a ABRAS participa o diretor de Relações Institucionais, Alexandre Seabra.
MDIC lança guia para exportação de serviços
Durante painel especial realizado no 5º Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviço (ENAServ), com a presença do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Mauro Borges, o Secretário do Comércio e Serviços do MDIC, Humberto Ribeiro e o presidente da Agência Brasileira de Promoção à Exportação (APEX), Maurício Borges, entre outros, foi lançado o Guia Básico para Exportação de Serviços. O guia traz dados sobre como prospectar mercados, analisar setores e concorrência.
Também foi anunciado no encontro que o MDIC passará a divulgar estatísticas sobre a exportação de serviços brasileira, que tem sido mensurada desde agosto de 2012 e terá a primeira divulgação após agosto de 2014.
O ministro Mauro Borges em sua fala destacou o quanto este assunto tem ganhado importância e tem trazido benefícios e poderá trazer muito mais. "Nossa estrutura de financiamentos externo é forte, temos o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Quanto mais aumentarmos a escala de serviços externos, mais teremos solidez e garantia. Países desenvolvidos estão presentes pelo mundo. Cabe a nós escolhermos o caminho do desenvolvimento ou ficar a margem", destacou.
Na sequência do painel, diversas empresas brasileiras foram premiadas, entre elas a Globo Comunicações, Pinheiro Neto Advogados, O Boticário, entre outros.
*Marlucy Lukianocenko é editora da Revista SuperHiper, publicação da ABRAS