*Roberto Nunes
Grupo anunciou ontem, em coletiva de imprensa, a construção de 400 lojas até 2016 sendo 360 no formato de proximidade. Neste ano serão 100 novas lojas de proximidade, sendo 15 delas no formato Minuto Pão de Açúcar e o restante Mercadinho Extra.
O Pão de Açúcar lançou ontem o “Minuto Pão de Açúcar” e estreia da marca no formato de loja de vizinhança, considerado uma tendência de consumo e uma solução para o cliente que busca conveniência e praticidade nas compras do dia-a-dia. A primeira loja foi inaugurada na Rua Pamplona, nº 1173, próxima a sede do Grupo Pão de Açúcar (GPA), em São Paulo/SP, com funcionamento em todos os dias da semana.
Em um ambiente especialmente projetado para acomodar uma solução de sortimento e serviços práticos e convenientes, a loja oferecerá mais de 5 mil itens, distribuídos em 300m² de área de vendas e cinco check-outs, operador por 30 colaboradores.
O lançamento do Minuto Pão de Açúcar reafirma a diretriz omni-channel adotada pelo GPA e que consiste na oferta de diferentes formatos para atender aos variados perfis de clientes, em seus mais diversos momentos de compra. “Os estudos realizados pela companhia confirmaram a tendência de um consumidor cada vez mais multicanal. A inauguração dessa loja está totalmente amparada na decisão de compra do cliente que busca um sortimento diferenciado, em um ambiente que reúna praticidade, proximidade, qualidade e a confiança da marca Pão de Açúcar”, destaca Rita de Sousa Coutinho, Diretora de Negócios de Proximidade do GPA. “Vimos que havia uma oportunidade de atender o publico AB em um formato de proximidade e decidimos pelo endosso da marca Pão de Açúcar”, completa a executiva. O investimento médio em cada loja Minuto Pão de Açúcar será de R$ 1,3 milhões.
O GPA já investe no formato de proximidade e, atualmente, conta com 180 lojas do Minimercado Extra. Com a bandeira Minuto Pão de Açúcar, prevê terminar o ano com mais de 15 lojas inauguradas. Pioneiro nessa operação, com nove marcas em operação na França, o Grupo Casino (controlador do GPA) opera com o formato de proximidade em oito países e possui mais de 7 mil lojas nesse modelo. “O Minuto é a concretização de um pedido dos próprios clientes. Trata-se de um formato que atende a outro momento de compra, de forma complementar ao supermercado Pão de Açúcar”, afirma Rita.
O sortimento terá foco em itens de consumo imediato, diferenciados (queijos nobres, vinhos, cervejas especiais, etc), saudáveis e básicos de compra de reposição (incluindo produtos de higiene básica e limpeza). No setor de Frutas, Verduras e Legumes, o formato traz o sortimento já processado e embalado (com destaque para orgânicos). Para auxiliar em dúvidas e harmonizações sobre vinhos e queijos nobres, o Minuto Pamplona contará com um Atendente Gastronômico, que prestará consultoria diariamente das 11h às 19h.
A loja terá soluções para o consumo imediato e pratos prontos, como saladas, sanduíches, salgados, sucos, saladas de frutas e congelados. No Açougue, preferencia para soluções individuais e porções. Destaque ainda para a presença das marcas exclusivas Casino (importados), Taeq (saudáveis e orgânicos), Club des Sommeliers (vinhos e espumantes), Qualitá (itens para o dia a dia) e Caras do Brasil (produtos de comércio ético e solidário).
Para a construção da loja foram adotados conceitos em sustentabilidade com o objetivo de reduzir o impacto ambiental das operações. A obra utilizou de conceitos em redução do volume de resíduos e racionalização dos materiais usados. Isso foi conseguido usando de blocos de concreto aparentes em que é eliminada a sobreposição de materiais (não é necessário, por exemplo, utilizar argamassa nas paredes) e o consequente desperdício. Estudos apontam que, hoje, grande parte dos resíduos sólidos encontrados em São Paulo são provenientes da construção civil. O rústico das paredes foi aproveitado para a decoração e se contrapõe harmonicamente com móveis modernos e pintura em tons escuros. O forro privilegia a iluminação focada nas gôndolas, valorizando os produtos e facilitando a identificação dos itens.
A loja conta ainda com lâmpadas econômicas, redutores de vazão de água nas torneiras e gás ecológico para os freezers de refrigeração. Vale ressaltar ainda que todo o material de obras foi destinado à reciclagem. Já o estacionamento possui piso drenante, que permite uma área permeável de até 90%, absorvendo a água e evitando que ela escorra em excesso para a rua. Dentro das iniciativas sustentáveis, o Minuto Pamplona conta ainda com o programa de descarte “pré-consumo” Caixa Verde, um Coletor de Pilhas e Baterias e um Bicicletário. Além disso, a loja possui gestão integrada de resíduos, que consiste em separar corretamente e enviar para a correta destinação todos os resíduos orgânicos e recicláveis da loja.
Já os check-outs estão organizados em uma única linha contínua. E contam com luminárias pendentes Traz sofisticação ainda ao formato o uso de cores escuras e a tipografia do logotipo do Minuto, impresso na fachada da loja.
*Roberto Nunes é repórter da SuperHiper, publicação da ABRAS.