São Paulo - As perdas nos supermercados brasileiros chegaram a R$ 5,3 bilhões em 2013. O valor representa 2,52% do faturamento líqüido anual do setor, R$ 272,2 bilhões, considerando o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em 2012, as perdas representavam 1,95% do faturamento então computado. Os dados constam de pesquisa do Programa de Administração de Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA) para a Abras.
As perdas acontecem sempre que um produto registrado no estoque do supermercado deixa de ser faturado por fatores como roubo, quebra ou extravio de mercadorias, além de erros administrativos e problemas com fornecedores.
As maiores perdas constatadas pelo levantamento estão nas seções de frutas, legumes e verduras; peixaria; padaria/confeitaria e têxtil.
Por porte, são os supermercados de até 300 metros quadrados os que têm maior perda, 3,54%. As menores são nos atacarejos (venda no varejo pelo preço de atacado), 1,91%. Por região, o Norte tem o maior índice de perdas. O menor está no Sul do país.
Seis em cada dez empresas consultadas informaram na pesquisa ter área de prevenção de perdas. Em 2012, esse percentual foi menor: 28%. (FP)
Veículo: Diário do Comércio - MG