O indicador de perdas é um instrumento para os supermercadistas compararem seus dados e desenvolverem a partir deles
Durante o Fórum ABRAS de Prevenção de Perdas ocorrido nesta quarta-feira, 13 de agosto, na sede da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em São Paulo, foi apresentada a 14ª edição da Pesquisa Prevenção de Perdas em Supermercados. O estudo mostrou que as perdas nas lojas brasileiras chegam a 2,52%*, somando R$ 5,3 bilhões, levando-se em conta o faturamento anual do setor de R$ 272,2 bilhões (Ranking ABRAS-SuperHiper 2014).
Nesta edição, a pesquisa, elaborada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras em parceria com FIA/Provar, Ibevar e Nielsen, foi ampliada em termos de abertura de dados, trazendo agora indicadores de perdas segmentados por regiões do País e formatos de loja (supermercado, hipermercado e atacarejo).
“Ano a ano a pesquisa aponta que o setor vem aprimorando as formas de apurar as perdas (furtos por departamento da loja, quebras de produtos por seção, etc.), com a criação e desenvolvimento de áreas de Gestão de Perdas, com profissionais capacitados. Portanto, hoje o indicador de perdas da Abras é um instrumento importantíssimo para os supermercadistas compararem seus dados e desenvolverem a partir deles diversas ações de prevenção de perdas, que incluem investimentos em tecnologia e processos. O nosso trabalho aqui na entidade, por meio do nosso importante Comitê de Perdas e Lucratividade Abras, é dar prioridade ao tema “prevenção” porque cada centavo economizado no item perdas vai direto para a coluna de lucratividade da empresa supermercadista, ampliando sua eficiência”, afirma o presidente da Abras, Fernando Yamada.
O Fórum de Perdas ABRAS contou com a participação de mais de 200 profissionais, entre proprietários, diretores e executivos do setor supermercadista, e além da pesquisa foram apresentadas várias palestras explanando sobre a prevenção de perdas e lucratividade no setor. Dentre os temas apresentados estão: “A importância da frente de caixa no controle de perdas”, “Melhoria de Performance: aliando tecnologia, processos e pessoas”, “Influência do RFID na redução de perdas”, “Como evitar perdas e ganhar produtividade no centro de distribuição através da voz”, entre outros.
* Indicador obtido a partir da apuração de perdas a preço de custo em relação ao faturamento líquido.
Veículo: Revista Feed & Food (publicado em 15/08/2014)