Perdas nos supermercados chegam a R$ 5,3 bilhões

Leia em 1min 40s

Durante o Fórum ABRAS de Prevenção de Perdas ocorrido nesta quarta-feira, 13 de agosto, na sede da ABRAS, em São Paulo, foi apresentada a 14ª edição da Pesquisa Prevenção de Perdas em Supermercados. O estudo mostrou que as perdas nas lojas brasileiras chegam a 2,52%*, somando R$ 5,3 bilhões, levando-se em conta o faturamento anual do setor de R$ 272,2 bilhões (Ranking ABRAS-SuperHiper 2014).

Nesta edição, a pesquisa, elaborada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS em parceria com FIA/Provar, Ibevar e Nielsen, foi ampliada em termos de abertura de dados, trazendo agora indicadores de perdas segmentados por regiões do País e formatos de loja (supermercado, hipermercado e atacarejo). “Ano a ano a pesquisa aponta que o setor vem aprimorando as formas de apurar as perdas (furtos por departamento da loja, quebras de produtos por seção, etc.), com a criação e desenvolvimento de áreas de Gestão de Perdas, com profissionais capacitados. Portanto, hoje o indicador de perdas da ABRAS é um instrumento importantíssimo para os supermercadistas compararem seus dados e desenvolverem a partir deles diversas ações de prevenção de perdas, que incluem investimentos em tecnologia e processos. O nosso trabalho aqui na entidade, por meio do nosso importante Comitê de Perdas e Lucratividade ABRAS, é dar prioridade ao tema “prevenção” porque cada centavo economizado no item perdas vai direto para a coluna de lucratividade da empresa supermercadista, ampliando sua eficiência”, afirma Fernando Yamada, presidente da ABRAS.

O Fórum de Perdas ABRAS contou com a participação de mais de 200 profissionais, entre proprietários, diretores e executivos do setor supermercadista, e além da pesquisa foram apresentadas várias palestras falando da prevenção de perdas e lucratividade no setor. Dentre os temas apresentados estão: A importância da frente de caixa no controle de perdas, Melhoria de Performance: aliando tecnologia, processos e pessoas, Influência do RFID na redução de perdas, Como evitar perdas e ganhar produtividade no centro de distribuição através da voz , entre outros.

* Indicador obtido a partir da apuração de perdas a preço de custo em relação ao faturamento líquido.(Fonte: Redação Portal Abras)


Veículo: Site Associação Cearense de Supermercados (publicado em 14/08/2014)


Veja também

Perdas nos supermercados são maiores que o faturamento da 5ª maior rede

As perdas dos supermercados brasileiros chegaram a R$ 5,3 bilhões em 2013. Este valor é muito superior ao ...

Veja mais
Abras divulga 14ª edição da pesquisa prevenção de perdas em supermercados

Durante o 2º Fórum de Prevenção de Perdas que acontece na próxima quarta-feira, 13 de a...

Veja mais
Perdas em supermercados crescem e atingem R$ 5,3 bi

As perdas em supermercados no Brasil chegaram a R$ 5,3 bilhões em 2013.O valor representa 2,52% do faturamento an...

Veja mais
Perdas em supermercados chegam a R$ 5,3 bilhões

Raphael Sparvoli    O valor representa 2,52% do faturamento líquido anual do setor, R$ 272,2 bilh&...

Veja mais
ACATS e ABRAS realizam hoje workshop em Florianópolis

Acontece nesta tarde, em Florianópolis (SC), o Workshop ABRAS & Estaduais - Conhecimento e Networking do Seto...

Veja mais
Perdas nos supermercados chegam a R$ 5,3 bilhões

Durante o Fórum ABRAS de Prevenção de Perdas ocorrido nesta quarta-feira, 13 de agosto, na sede da ...

Veja mais
Redes investem para diminuir perdas nas lojas

As redes varejistas têm se movimentado para diminuir as perdas nos pontos de vendas, medidas essas que podem ajuda...

Veja mais
Supermercados perdem mais de R$ 4 bilhões

    Veículo: Correio Braziliense...

Veja mais
Supermercados perdem mais de R$ 4 bilhões

Os supermercados brasileiros perderam R$ 4,74 bilhões com produtos fora de padrão de consumo, furtos, prob...

Veja mais