Perdas nos supermercados chegam a R$ 5,3 bilhões

Leia em 2min

Durante o Fórum ABRAS de Prevenção de Perdas ocorrido nesta quarta-feira, 13 de agosto, na sede da ABRAS, em São Paulo, foi apresentada a 14ª edição da Pesquisa Prevenção de Perdas em Supermercados. O estudo mostrou que as perdas nas lojas brasileiras chegam a 2,52%*, somando R$ 5,3 bilhões, levando-se em conta o faturamento anual do setor de R$ 272,2 bilhões (Ranking ABRAS-SuperHiper 2014).

 

Nesta edição, a pesquisa, elaborada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS em parceria com FIA/Provar, Ibevar e Nielsen, foi ampliada em termos de abertura de dados, trazendo agora indicadores de perdas segmentados por regiões do País e formatos de loja (supermercado, hipermercado e atacarejo).


"Ano a ano a pesquisa aponta que o setor vem aprimorando as formas de apurar as perdas (furtos por departamento da loja, quebras de produtos por seção, etc.), com a criação e desenvolvimento de áreas de Gestão de Perdas, com profissionais capacitados. Portanto, hoje o indicador de perdas da ABRAS é um instrumento importantíssimo para os supermercadistas compararem seus dados e desenvolverem a partir deles diversas ações de prevenção de perdas, que incluem investimentos em tecnologia e processos", afirma o presidente da ABRAS Fernando Yamada.


Yamada destaca ainda o importante trabalho da entidade por meio do Comitê de Perdas e Lucratividade ABRAS. "Que é dar prioridade ao tema "prevenção" porque cada centavo economizado no item perdas vai direto para a coluna de lucratividade da empresa supermercadista, ampliando sua eficiência."


O Fórum de Perdas ABRAS contou com a participação de mais de 200 profissionais, entre proprietários, diretores e executivos do setor supermercadista, e além da pesquisa foram apresentadas várias palestras falando da prevenção de perdas e lucratividade no setor. Dentre os temas apresentados estavam: A importância da frente de caixa no controle de perdas, Melhoria de Performance: aliando tecnologia, processos e pessoas, Influência do RFID na redução de perdas, Como evitar perdas e ganhar produtividade no centro de distribuição através da voz , entre outros.


A cobertura completa do Fórum ABRAS de Perdas estará na edição de setembro da revista SuperHiper, publicação da entidade.




* Indicador obtido a partir da apuração de perdas a preço de custo em relação ao faturamento líquido.


 

 

Redação Portal ABRAS


Veja também

Perdas em supermercados crescem e atingem R$ 5,3 bi

As perdas em supermercados no Brasil chegaram a R$ 5,3 bilhões em 2013.O valor representa 2,52% do faturamento an...

Veja mais
Perdas em supermercados chegam a R$ 5,3 bilhões

Raphael Sparvoli    O valor representa 2,52% do faturamento líquido anual do setor, R$ 272,2 bilh&...

Veja mais
ACATS e ABRAS realizam hoje workshop em Florianópolis

Acontece nesta tarde, em Florianópolis (SC), o Workshop ABRAS & Estaduais - Conhecimento e Networking do Seto...

Veja mais
Redes investem para diminuir perdas nas lojas

As redes varejistas têm se movimentado para diminuir as perdas nos pontos de vendas, medidas essas que podem ajuda...

Veja mais
Supermercados perdem mais de R$ 4 bilhões

    Veículo: Correio Braziliense...

Veja mais
Supermercados perdem mais de R$ 4 bilhões

Os supermercados brasileiros perderam R$ 4,74 bilhões com produtos fora de padrão de consumo, furtos, prob...

Veja mais
Perdas em mercados chegam R$ 5,3 bilhões

São Paulo - As perdas nos supermercados brasileiros chegaram a R$ 5,3 bilhões em 2013. O valor representa ...

Veja mais
Perdas em supermercados chegam a R$ 5,3 bilhões

CLAUDIA ROLLI DE SÃO PAULOAs perdas nos supermercados brasileiros chegaram a R$ 5,3 bilhões em 2013.O valo...

Veja mais
Supermercados têm perdas de R$ 5,3 bi em 2013

    Veículo: Correio Popular - Campinas/SP...

Veja mais