As perdas dos supermercados brasileiros chegaram a R$ 5,3 bilhões em 2013. Este valor é muito superior ao faturamento da quinta maior rede supermercadista nacional, que no mesmo ano faturou R$ 3, 765 bilhões. O resultado é 2,52% do que o setor faturou no ano passado, quando chegou a R$ R$ 272,2 bilhões.
Os números são 14ª edição da Pesquisa Prevenção de Perdas em Supermercados, divulgada pela associação brasileira do setor, a Abras, na tarde desta quarta-feira, 13 de agosto. “O nosso trabalho aqui na entidade, por meio do nosso importante Comitê de Perdas e Lucratividade Abras, é dar prioridade ao tema “prevenção” porque cada centavo economizado no item perdas vai direto para a coluna de lucratividade da empresa supermercadista, ampliando sua eficiência”, disse o presidente da Abras, Fernando Yamada.
“Ano a ano a pesquisa aponta que o setor vem aprimorando as formas de apurar as perdas (furtos por departamento da loja, quebras de produtos por seção, etc.), com a criação e desenvolvimento de áreas de gestão de p, com profissionais capacitados. Portanto, hoje o indicador de perdas da ABRAS é um instrumento importantíssimo para os supermercadistas compararem seus dados e desenvolverem a partir deles diversas ações de prevenção, que incluem investimentos em tecnologia e processos” destacou Yamada.
A pesquisa teve 293 respondentes que representam 2.854 lojas, sendo que os supermercados acima de 301 metros quadrados foram 89% do total. Os outros foram supermercados com até 300 metros quadrados, 22%; hipermercado, 13% e atacarejo, com 3%.
O principal objetivo da pesquisa é destacar a relevância do investimento na prevenção de perdas e fornecer parâmetros de comparação dos programas e técnicas utilizadas pelas empresas para combater e prevenir as perdas.
Veículo: Site da Associação Mineira de Supermercados (Publicado em 14/08/2014)