* Wagner Hilário
A importância das métricas de desempenho e resultados para traçar as melhores estratégias
Desenvolvimento de métricas e indicadores confiáveis para análise de desempenho, resultado e estabelecimento de estratégias eficazes para supermercados foi o mote das palestras da segunda parte da manhã do Workshop Alas (Associação Latino-Americana de Supermercados), realizado no dia 16 de setembro.
O primeiro a falar do tema foi o profissional da Accenture Brasil, Eduardo Santos, que destacou a simplicidade como melhor remédio para a complexidade do mercado varejista. “Basear a gestão do seu negócio em cima de indicadores confiáveis é uma forma inteligente de simplificar a gestão da empresa”, disse.
Contudo, para isso, é necessário selecionar os indicadores mais apropriados para as demandas da empresa. “É importante o supermercadista focar suas atenções em indicadores que revelem, sobretudo, causa e estruturar uma árvore de indicadores em que se estabelece uma hierarquia de importância, conforme os objetivos da empresa, de modo que não haja sobreposição de dados.”
Na sequência falaram Enrique Penella e Olegário Araújo, da Nielsen, que destacaram a necessidade de as empresas terem ferramentas que “meçam” o comportamento de compra dos consumidores não apenas no ponto de venda, mas através dos diversos canais de comunicação e de venda, principalmente celulares e computadores.
“Só a intuição não resolve mais. É necessário entender com o máximo de acurácia e precisão o mercado, que está em constante transformação e precisa ser constantemente monitorado. Só assim se entende onde estão as oportunidades e se traça estratégias adequadas”, disse Araújo.
“É como a velha máxima: ‘não se gerencia o que não se mede; não se mede o que não se define; não se define o que não se conhece; não se obtém êxito no que não se gerencia”, completou Penella.
Para finalizar o ciclo de palestras sobre a importância e a necessidade dos indicadores, foi a vez do CEO da Erea (Estrategia de Retail Avanzadas), Michael Corcuera, que falou a respeito dos inúmeros dados de que os supermercados já dispõem em seus sistemas, mas pouco ou nada usam. Ele mostrou como sua empresa trabalha, mostrando a importância de analisar dados internos da loja, da cadeia, dos principais fornecedores e também macroeconômicos.
Corcuera enfatizou o olhar do analista sobre os dados, já que muitas dessas informações são públicas e podem ser obtidas por qualquer pessoa.
Wagner Hilário é subeditor da revista SuperHiper, publicação da ABRAS