* Marlucy Lukianocenko Workshop Alas, realizado hoje durante na 48ª Convenção ABRAS
Comer chocolate, beber café e até uma certa dose de bebida alcoólica podem fazer bem à saúde e até prolongar os anos de vida. Estas constatações foram apresentadas pelo Dr. Duval Ribas Filho, da The Coca-Cola Company na primeira parte do Workshop Alas 2014, que acontece hoje (16/09), concomitantemente com a Convenção Abras 2014.
A palestra Mitos e verdades sobre alimentos industrializados fez jus ao nome e deu inícios aos trabalhos do dia. Ela trouxe um paralelo dos hábitos alimentares e de vida do passado com os atuais, mostrando principalmente que o equilíbrio é o que traz o bem-estar e uma vida saudável. “Antigamente, a criança saudável era a mais gordinha, hoje verificou-se que não é bem assim, ela pode vir a ter complicações de saúde no futuro e inclusive ser obesa”. Dr. Ribas, no entanto, deu boas notícias aos presentes, plateia composta por cerca de 250 representantes de supermercados da América Latina . Segundo ele, de quatro a seis xícaras de cafés diárias podem prevenir diabetes, 40 gramas de chocolate branco ou amargo, três vezes por semana, reduzem a pressão arterial.E, como ele mesmo enfatizou, sem apologia às bebidas alcoólicas, quem bebe moderadamente vive mais do que as pessoas que não bebem. Por fim, ele também tranquilizou aos que bebem refrigerantes. “Seja diet, light ou zero, para que a quantidade de aspartame [referência ao tipo de adoçante mais utilizado no produto] faça mal à saúde é preciso beber o equivalente a oito litros diários”, finalizou.
A palestra sequencial “Quando a mente vai às compras” foi ministrada por Abner Azofeita, do Grupo Arquimage, da Costa Rica e por Alejandro Fernández, da Phocus Branding, do Panamá. Abenr destacou estratégias utilizadas por comerciantes, no caso donos de cafeteria, que baixavam o preço para concorrer um com o outro, e fez um paralelo com a cafeteria Starbuck´s, mostrando que quando uma marca tem DNA, a promessa e a entrega se complementam e consegue surpreender com o mesmo serviço e produto. O cliente deixa de pagar R$ 0,60 pela xícara e passa a pagar R$ 4,50 por ela neste outro local. Já Alejandro destacou diversos exemplos de seções de supermercados, mostrando como ambientação, iluminação, enfim toda uma composição harmoniosa hoje influencia diretamente no resultado.
A cobertura completa do Workshop Alas e de toda a Convenção Abras 2014 estará na próxima edição de SuperHiper, outubro 2014.
Marlucy Lukianocenko é editora da revista SuperHiper, publicação da ABRAS