John Mackey fala da importância do capitalismo consciente na 48ª Convenção ABRAS

Leia em 2min 10s

*Giseli Cabrini

 

Alinhar o propósito do seu negócio de forma a gerar valor para todos os stakeholders envolvidos: clientes, colaboradores, parceiros, investidores e até meio ambiente. Essa é uma das principais premissas do conceito capitalismo consciente, uma nova visão dos executivos voltada à criação de uma cultura empresarial diferenciada, mas lucrativa. E que tem como principal defensor e disseminador o fundador e co-CEO da Whole Foods, John Mackey.

 

Durante sua palestra, realizada no final da manhã desta quinta-feira, 18 de setembro, na 48ª Convenção ABRAS 2014, Mackey foi enfático em relação às contribuições que o capitalismo trouxe para o desenvolvimento e evolução da sociedade. No entanto, o executivo defendeu a necessidade imediata de mudança na visão que os intelectuais criaram de que o capitalismo é o vilão da sociedade no sentido de apenas privilegiar o lucro a qualquer custo.

 

Segundo o executivo, a versão consciente desse modelo econômico nada mais é do que agregar a ele propósito no sentido de agregar valor para todos os envolvidos em um negócio. Dessa forma os quatro princípios básicos desse conceito são: propósito maior, integração dos interessados, cultura e liderança consciente. “A diferença que você e seu negócio fazem no mundo representam a razão de ser da sua empresa e não o lucro.”

 

Mackey também destacou que as empresas que seguem o conceito de capitalismo consciente são as mais lucrativas e as mais queridas tanto do ponto de vista de seus colaboradores quanto de seus clientes. Ele também chamou a atenção para a importância de que o líder atual deve ter uma postura servil de forma a estar disposto a colaborar sempre e, dessa forma, gerar confiança e não medo nas pessoas, inspirando-as no seu desenvolvimento pleno e incentivando-as a serem mais felizes e criativas.

 

Sobre o sucesso da Whole Foods, que atua há 36 anos no mercado de autosserviço norte-americano e é um grande case de sucesso, o executivo disse que os principais trunfos da rede são ter colaboradores felizes e oferecer uma experiência de compra diferenciada para seus clientes.

 

 

Convenção ABRAS 2014

Data: de 16 a 18 de setembro

Local: Bourbon Convention & Spa Resort – Atibaia –SP (Rodovia Fernão Dias, s/nº, km 37,5 -  Atibaia - SP) www.abras.com.br

 

 

*Giseli Cabrini, especial para a revista SuperHiper, publicação da ABRAS


Veja também

Setor de supermercados deve crescer 1,9% em 2014

Previsão é da Associação Brasileira de Supermercados O setor de supermercados deve crescer...

Veja mais
Setor de supermercados deve crescer 1,9% em 2014

Até o mês de julho o resultado do acumulado era de crescimento de 1,48%. Em 2013, o setor cresceu 5,36%. Pa...

Veja mais
Walmart volta a abrir lojas em 2015

O presidente do Walmart no Brasil, Guilherme Loureiro, disse ontem que a companhia deve voltar a abrir lojas no pa&iacut...

Veja mais
Painel Convenção ABRAS: Chave para medir eficiência operacional pode estar no lixo que sua loja produz

*Giseli Cabrini     O painel sobre sustentabilidade, realizado no fim da manhã de ontem, 17 de setem...

Veja mais
Susharita Mulpuru: Brasil é o país latino-americano mais preparado para o mundo digital

*Giseli Cabrini   O Brasil está no radar de Sucharita Mulpuru, uma das maiores especialistas em comé...

Veja mais
‘Não é fácil entender o Brasil’, diz dono da chilena Cencosud

...

Veja mais
Ações para reduzir a burocracia

O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme Afif Domingos, voltou a afirmar que a baixa no CNP...

Veja mais
Setor de supermercados deve crescer 1,9% em 2014

O setor de supermercados deve crescer 1,9%, em 2014, de acordo com a previsão da Associação Brasile...

Veja mais
Chilena não descarta aquisições no Brasil

Apesar do desempenho mais fraco em vendas das marcas do Cencosud no Brasil, o fundador e presidente do Conselho de Admin...

Veja mais