Susharita Mulpuru: Brasil é o país latino-americano mais preparado para o mundo digital

Leia em 1min 50s

*Giseli Cabrini

 

O Brasil está no radar de Sucharita Mulpuru, uma das maiores especialistas em comércio eletrônico, varejo multicanal, comportamento do consumidor e tendências no universo digital e de compras online. Segundo ela, na América Latina, nosso país é o mais bem preparado para o mundo digital. Trata-se de uma informação valiosa para varejistas brasileiros. Entender como funciona esse universo é fundamental para estabelecer conexões eficazes com esse novo consumidor cada vez mais multicanal.

 

Durante sua palestra realizada no período da tarde de ontem, 17 de setembro, durante a 48ª Convenção ABRAS 2014, Sucharita falou sobre como o acesso digital está transformando a experiência de compra.

 

A especialista abordou o impacto da explosão do uso de dispositivos móveis - smartphones e tablets - nas compras. Segundo ela, cada vez mais os consumidores estão utilizando essas ferramentas durante sua experiência de compra, o que gera grandes oportunidades para o varejo.

 

“Minha recomendação é que ao desenhar uma estratégia de compra voltada a dispositivos móveis, os empresários considerem em primeiro lugar proporcionar uma experiência voltada a auxiliar os clientes que estão fora da loja. Em segundo lugar, ajudar os clientes que já estão no ponto de venda físico. E, em terceiro, os funcionários.”

 

Sucharita abordou vários cases envolvendo estratégias digitais bem sucedidas, com destaque para o modelo adotado no Walmart, nos Estados Unidos, que permite uma espécie de customização das ofertas especiais direcionadas a clientes da loja a partir de ferramentas digitais instaladas nas lojas.  A especialista também chamou a atenção para outras estratégias digitais relacionadas à publicidade especialmente formatada para dispositivos móveis, uso de radiofrequência (RFID) no varejo de vestuário para otimizar processos, hardwares para self checkout e utilização de equipamentos que permitam monitoramento de tráfego nas lojas e nos displays.

 

 

Convenção ABRAS 2014

Data: de 16 a 18 de setembro

Local: Bourbon Convention & Spa Resort – Atibaia –SP (Rodovia Fernão Dias, s/nº, km 37,5 -  Atibaia - SP) www.abras.com.br

 

 

*Giseli Cabrini, especial para a revista SuperHiper, publicação da ABRAS


Veja também

Walmart volta a abrir lojas em 2015

O presidente do Walmart no Brasil, Guilherme Loureiro, disse ontem que a companhia deve voltar a abrir lojas no pa&iacut...

Veja mais
John Mackey fala da importância do capitalismo consciente na 48ª Convenção ABRAS

*Giseli Cabrini   Alinhar o propósito do seu negócio de forma a gerar valor para todos os stakehold...

Veja mais
Painel Convenção ABRAS: Chave para medir eficiência operacional pode estar no lixo que sua loja produz

*Giseli Cabrini     O painel sobre sustentabilidade, realizado no fim da manhã de ontem, 17 de setem...

Veja mais
‘Não é fácil entender o Brasil’, diz dono da chilena Cencosud

...

Veja mais
Ações para reduzir a burocracia

O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme Afif Domingos, voltou a afirmar que a baixa no CNP...

Veja mais
Setor de supermercados deve crescer 1,9% em 2014

O setor de supermercados deve crescer 1,9%, em 2014, de acordo com a previsão da Associação Brasile...

Veja mais
Chilena não descarta aquisições no Brasil

Apesar do desempenho mais fraco em vendas das marcas do Cencosud no Brasil, o fundador e presidente do Conselho de Admin...

Veja mais
Cencosud pode trazer novas redes ao Brasil

O fundador e presidente do grupo Cencosud, Horst Paulmann, não descartou ontem a possibilidade de a empresa traze...

Veja mais
Abras prevê crescimento de 2,5% nas vendas do setor em 2015

Setor supermercadista deve crescer 1,9% ainda este ano A Associação Brasileira de Supermercados (Abras, S...

Veja mais