Missão comercial estreita relacionamento entre vinícolas brasileiras e mercado

Leia em 2min 30s

Última edição ocorreu no final de agosto com a vinda de 50 supermercadistas e apresentação de cases de sucesso envolvendo a exposição e vendas de rótulos brasileiros



A terceira Missão Comercial promovida pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), teve saldo positivo e mostrou exemplos de projetos bem sucedidos. No final de agosto, 50 supermercadistas, de 23 redes, dos três estados da região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) além de São Paulo, Goiás e Minas Gerais, estiveram na região da Serra Gaúcha para conhecer as empresas e estreitar relacionamento com o setor vitivinícola brasileiro. Entre as atividades da programação, ocorreu a apresentação dos cases Vinhos Brasileiros Premiados, do Grupo Pão de Açúcar, e das importadoras Mitral e Casa Flora com as vinícolas Vallontano e Miolo, respectivamente.

O presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Moacir Mazzarollo, avalia de forma positiva o trabalho de aproximação das vinícolas com os canais de distribuição. “Temos muito espaço ainda a conquistar, e essas ações com os supermercadistas que ocorrem em missões comerciais são importantes para mostrarmos nossos produtos, que são competitivos em qualidade e preço”, reforça.

O gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini, destaca que o objetivo da missão foi cumprido, apresentando a região produtora para os empresários e compradores e mostrando formas inovadoras de trabalhar com vinhos brasileiros. “Muitas redes ficaram interessadas na parceria com o Ibravin e com as próprias vinícolas para viabilizar projetos especiais, baseadas em resultados que já podem ser observados com outras redes”, adianta.

Bertolini cita como exemplo de iniciativa conjunta o trabalho com o Grupo Pão de Açúcar que, desde o mês de junho, inseriu 25 rótulos, de quatro vinícolas brasileiras, em 30 lojas da rede com o projeto Vinhos Brasileiros Premiados. Com a ação, estas empresas somam-se a outras três vinícolas nacionais que já têm seus produtos nas gôndolas do grupo que há 10 anos é o maior vendedor de vinhos do país. “A apresentação deste case de sucesso aliada à vinda destes supermercadistas para o Rio Grande do Sul e a constatação de que os importadores estão com vinhos brasileiros em seus catálogos são ótimas notícias para o setor”, acredita.

O vice-presidente da Abras, Marcio Milan, salienta que o case do Pão de Açúcar poderá servir de modelo para outros estabelecimentos. “Outro ponto que vai ajudar é a cartilha Conhecendo os Vinhos do Brasil, que será lançada em breve para auxiliar os supermercadistas na exposição dos produtos, além de conter informações sobre o setor vitivinícola brasileiro. Vai ser um instrumento geral que valerá para todos os supermercados, dando um alinhamento para todos”, afirma Milan, citando ainda as próprias missões comerciais como exemplos de esforço conjunto para o aumento de vinhos brasileiros no mercado interno.

Mais de cem pessoas já participaram das três missões comerciais, entre supermercadistas, atacadistas, distribuidores e importadores. A próxima edição ocorre entre os dias 16 e 19 de outubro.



Veículo: Ibravin.org


Veja também

Era da automação chega aos supermercados

O setor de supermercados figura entre os que mais crescem no país, com uma expansão de 5,36% em 2013 e uma...

Veja mais
Varejistas se unem por pauta tributária e trabalhista

Associações que representam diferentes segmentos do varejo estão se unindo para, entre outras deman...

Veja mais
Empresários estão dispostos a investir

A convenção da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que acontece ao longo desta s...

Veja mais
Feira movimenta R$ 80 milhõesEvento deverá contar com a participação de lideranças nacionais do setor de supermercados

Considerada a maior feira de negócios do varejo de Mato Grosso do Sul aberta hoje a 24ª Superamas( Feria de ...

Veja mais
Encontro debate mercado da agricultura orgânica

Banca de frutas e legumes orgânicos: especialistas debatem produção e consumo dos alimentos  A...

Veja mais
Setor de supermercados deve crescer 1,9% em 2014

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgou na última terça-feira (16) que o s...

Veja mais
Consumidor envelhece e não busca apenas remédio no balcão

O mercado de farmácias vem passando por intenso processo de transformação. Após expressivo c...

Veja mais
Abertura de empresas em cinco dias valerá a partir de dezembro

Fim da exigência de certidões negativas e adoção de CNPJ como registro único vã...

Veja mais
Setor de supermercados pode crescer 1,9%

Ano passado o setor registrou aumento de 5,36% Estimativa da Associação Brasileira de Supermercados (Abra...

Veja mais