|
| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
As vendas do setor supermercadista acumulam alta de 2,16% de janeiro a novembro na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com o Índice Nacional de Vendas ABRAS, elaborado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade. Em novembro, as vendas em valores reais - deflacionadas pelo IPCA/IBGE, cresceram 1,42% na comparação com o mês anterior e apresentaram alta de 2,94% em relação ao mesmo mês de 2013.
Em valores nominais, as vendas do setor tiveram alta de 1,94% em relação ao mês anterior e, quando comparadas a novembro do ano anterior, alta de 9,69%. No acumulado do ano, também em valores nominais, o crescimento foi de 8,63%.
“2014 vem se confirmando como um ano de bons resultados para o setor supermercadista que responde, no Brasil, por cerca de 84% do abastecimento de alimentos, bebidas, itens de limpeza, beleza e afins. As nossas expectativas para o período de festas, às vésperas do Natal e Ano Novo, continuam positivas assim como os resultado total das vendas em dezembro”, afirma o presidente do Conselho Consultivo da ABRAS, Sussumu Honda.
No final de janeiro, a ABRAS divulgará o resultado de vendas de 2014.
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Abrasmercado
No acumulado do ano (janeiro a novembro) a cesta Abrasmercado, composta por 35 produtos de largo consumo, registra alta de 4,96%. E nos últimos 12 meses, o indicador soma alta de 5,11%, em relação ao mesmo período anterior.
Comparativo ABRASMERCADO x IPCA
No mês de novembro, o indicador Abrasmercado* apresentou variação de 2,15%, em relação a outubro. As maiores altas foram impulsionadas pela batata (68,58%), pernil (5,20%), carne - traseiro (4,73%) e carne dianteiro (4,67%).
De acordo com o indicador, a cesta da Região Norte foi a que apresentou maior alta na cesta (4,41%). Já a região Sul foi a que registrou maior baixa (0,35%). Veja abaixo os valores das cestas por regiões:
*Abrasmercado (cesta composta por 35 produtos de largo consumo: alimentos,incluindo cerveja e refrigerante, higiene, beleza e limpeza doméstica).
Fonte: Portal ABRAS
| | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||