Palestras e feira de tecnologia mostram aos varejistas que é preciso integrar ainda mais o físico e o digital para atender ao novo consumidor da geração millenials
Jeferson Moreira, de Nova York*
Membros da Comitiva ABRAS-GS1 Brasil em visita à estande da Toshiba, no Expo Hall - NRF 2015
A NRF, nesta terça-feira, teve como palestra chave a nova ruptura digital (The New Digital Divide), tratando sobre a influência dos dispositivos digitais no comportamento de compra dos consumidores. Nela, a consultoria Delloite trouxe números sobre como o universo digital vem influenciando o varejo, e dois grandes varejistas falaram sobre seus cases: a GameStop, loja de artigos para videogames, e a famosa loja de departamento, JC Penney.
O grande tema em debate foi a lacuna que existe entre o que efetivamente é entregue ao consumidor e o que ele realmente espera receber.
Hoje no varejo americano 1 trilhão de dólares são gastos sob influência das informações digitais, seja via acesso mobile, desktop, ecommerce ou redes sociais. Tendo destaque a influência mobile nas lojas físicas dos EUA com US$ 593bilhões gastos em 2013, um aumento de 19% ante o ano anterior.
Alison Paul, vice-chairman da Delloite, destacou o que deve ser levado em conta neste cenário: áreas de impacto, tráfego, conversão em vendas, tamanho de compras e fidelização. Outro destaque de sua fala é a desconstrução entre online e offline e entre canais de varejo (físico e e-commerce). "O consumidor não divide suas compras por canais e sim compreende esta experiência de compra como única", disse.
Já o presidente da GameStop, Tony Bartel, varejista de games com mais de 6 mil lojas e 40 mil funcionários, em 15 países, com US$ 9 bilhões de faturamento/ano, falou sobre o poder do conteúdo, com destaque para sua revista Game Informer, a revista de games mais vendida e lida no mundo, e para o seu programa de fidelidade, que trata cada um de seus consumidores de forma única gerando experiências de compra personalizadas. "Toda a mágica do negócio acontece nas lojas físicas", afirma Bartel.
Os colaboradores da GameStop , assim como seu grande público são da geração millenials, assim cada consumidor fala diretamente com um atendente também aficcionado por games, tornando a compra algo mais informal, como um bate-papo entre amigos.Outro destaque da empresa é seu Instituto de Tecnologia, desenvolvido para conectar canais e gerar novas experiências aos consumidores, aumentando a eficiência da empresa.
Já a tradicional rede JC Penney , representada por seu CCO (Chief Customer Officer), Mike Rodgers, vem se destacando ao trabalhar com foco no multicanal, procurando dar o melhor atendimento ao desejo de cada consumidor. O objetivo é facilitar a compra por meio da tecnologia, e não meramente apenas usar tecnologia por tecnologia, segundo Rodgers.
O destaque da fala do CCO é: "faça valer a pena para seu consumidor". É por isso que o app da JC Penney vem tendo tremendo sucesso como facilitador de compras em suas lojas.
Feira de tecnologia
A feira de tecnologia da NRF, o Expo Hall, deste ano mostra o que há de mais recente em soluções para o varejo, e o setor supermercadista, e o que será tendência para os próximos anos.
A Comitiva Abras-GS1 Brasil, na visita guiada pelos especialistas da GS1, pode verificar diversas novidades, com destaque para a ampliação do conceito de multicanal, ou seja, a integração total entre digital e loja; e a maior comunicação com o consumidor, pela internet, onde por tecnologia de transmissão os próprios produtos (até o mobiliário) são fornecedores de informação. Enfim, toda a loja se comunica com o consumidor e informa o seu operador, assim a direção da loja ganha em conhecimento sobre seu cliente.
De acordo com os participantes da ABRAS, a grande lição que fica da visita à feira de tecnologia é que "a integração é crucial para se atender ao esse novo consumidor, da geração millenials (geração Y)".
*Jeferson Moreira, gerente de Arte e Publicidade da ABRAS, na cobertura da Viagem ABRAS-GS1 Brasil à NRF 2015, especialmente para o Portal ABRAS.
Fonte: Redação/Portal ABRAS