O SINCOVAGA sediou na última quinta-feira (07/05), pela primeira vez, a reunião do Comitê Jurídico ABRAS, que contou com membros do departamento jurídico das maiores redes supermercadistas do Brasil, diretores de redes, de Associações Estaduais de Supermercados e da ABRAS, para debater temas trabalhistas, tributários, dentre outros. “Nós fomos muito bem recebidos pelo SINCOVAGA e a participação e sinergia foram excelentes. A experiência provou que vale a pena ter mais reuniões como essa no futuro”, afirma Márcio Milan, vice-presidente da ABRAS, responsável pela área Institucional da entidade, que inclui os trabalhos do Comitê Jurídico.
O presidente do SINCOVAGA, Álvaro Furtado, e o advogado da entidade, Alexandre Dias de Andrade Furtado, integram o Comitê há anos. “O convite para realizar a reunião no SINCOVAGA é antigo e foi para nós uma honra, porque a entidade é parceira e desde que seus representantes passaram a integrar o Comitê só acrescentaram tecnicamente, aliando conhecimento e experiência aos debates”, afirma o coordenador do Comitê Jurídico da ABRAS, Nicolau Frederes.
Para Álvaro Furtado, as reuniões mensais do Comitê são uma oportunidade de discutir questões do setor em nível nacional e que interessam a todos, independentemente do porte das empresas. “A função das entidades do comércio é unir forças, trabalhar em conjunto e batalhar por conquistas para todos, da pequena quitanda à multinacional.”
Câmara na CNC
O encontro contou também com a presença de João Francisco Micelli, presidente do Sindigêneros/RS e coordenador da Câmara Brasileira do Comércio de Gêneros Alimentícios (CBCGAL), órgão consultivo da Confederação Nacional do Comércio (CNC), portanto de abrangência nacional, que está prestes a completar um ano de atuação e cuja missão é defender os interesses das empresas do setor em diversos temas, com destaque para as questões regulatórias.
“A Câmara surgiu da necessidade de fortalecer a representatividade nacional de um segmento que é hoje o maior empregador do País. Somos um grupo de pessoas qualificadas e comprometidas, que reúne e analisa as demandas das empresas e discute temas de natureza política, institucional e econômica, para tomar decisões efetivas”, explica Micelli.
Subcoordenador da CBCGAL, Álvaro Furtado destaca o caráter heterogêneo da Câmara e o fato de estar a serviço de todas as empresas do segmento. “O varejo brasileiro, com suas mais variadas nuances, está representado neste órgão. Por isso é essencial que as empresas participem, enviem suas sugestões e demandas.”
Fonte: PORTAL ABRAS/Comunicação Sincovaga