Feira apresenta práticas e serviços que auxiliam os empresários.
Durante 20 anos, Denis Fabris trabalhou em grandes redes de supermercados instaladas no Estado, entre elas Walmart e Carrefour. O conhecimento adquirido no decorrer de duas décadas e concentrado no setor de hortifrutigranjeiros sustentou a abertura de sua empresa, em 2011: a DRT Logística, uma das expositoras nesta edição da Expoagas. A empresa nasceu da percepção das tendências do mercado, explica Fabris, sócio-administrador da empresa, que notou que os supermercados têm diminuído suas frotas de caminhão para retirada de produtos junto aos fornecedores.
"Antigamente, todos os supermercados tinham frota própria para retirar na Central de Abastecimento (Ceasa), mas isso começou a mudar há cerca de oito a cinco anos", conta. Assim, criou a DRT, que funciona como facilitadora do contato entre supermercados e produtores rurais, intermediando as entregas de produtos naturais. Com 10 empresas em seu portfólio de clientes, entre eles algumas das maiores do ramo no Estado, a DRT Logística chega a movimentar mais de 15 mil volumes nos dias de maior movimento e trafega por todo o Estado.
O nicho de mercado identificado por Fabris tem boas perspectivas de crescimento, projeta, já que muitas empresas ainda não solucionaram as dificuldades que enfrentam para garantir o suprimento de hortifrutigranjeiros de forma eficiente. Terceirizar o serviço logístico nessa área representa uma redução de custos que pode chegar a 20%, segundo o empresário, que participa da Expoagas como expositor pela segunda vez. "No ano passado, ganhamos dois novos clientes a partir da feira", diz. A DRT registrou um crescimento médio de 30% ao ano no primeiro triênio, apostando na melhoria da gestão dos supermercados.
Segundo o consultor e especialista em gestão de risco patrimonial, sucessão empresarial e planejamento tributário, Vanderlei Goulart, o segmento necessita cada vez mais de controles para elevar os resultados. Um dos palestrantes da programação na tarde de ontem, Goulart destacou a importância de acompanhar indicadores internos para reduzir custos. "Controle é fundamental. É preciso ter o número para comparar", falou no início da explanação. A tecnologia, nesse sentido, é aliada do gestor, que precisa ponderar, também, sobre escolhas tributárias e financeiras para conseguir minimizar as despesas.
Presente em todo território nacional, a KW Informática, outra expositora do evento, desenvolve programas que estão presentes em mais de 15 mil pontos de vendas em todo o País, e está lançando nesta edição da Expoagas um novo serviço. Além do software de gestão, que integra uma série de controles empresariais e pode ser acessado via web - permitindo que o usuário obtenha dados sobre a empresa de qualquer lugar e a qualquer momento, inclusive por dispositivos móveis -, a KW está iniciando a fase piloto de um novo projeto.
A ideia é disponibilizar para os clientes, sobretudo de médio e pequeno porte, consultorias com especialistas da empresa sobre gestão, que vão da organização de mercadorias ao aconselhamento em tempo real. "Enxergávamos as necessidades desse público e criamos uma solução de transferência de conhecimento, fundamental para a boa gestão da empresa", sustenta o sócio da empresa, Alexandre Carvalho de Leonço.
Nesta edição, 342 expositores participam da Expoagas, que se encerra hoje na Fiergs. A expectativa da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) é atingir R$ 405 milhões em negócios. (Marina Schmidt)
Veículo: Jornal do Comércio - RS