Rastreabilidade, com monitoramento contínuo e compartilhamento de dados, garante mais segurança no consumo de frutas, legumes e verduras adquiridos nos supermercados brasileiros
A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) está atenta à segurança dos alimentos vendidos nos supermercados. Desde 2013 a entidade nacional do setor implanta o Programa de Monitoramento e Rastreabilidade de Alimentos, o RAMA, que conta com a parceria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
O programa, focado no monitoramento e rastreabilidade de frutas, legumes e verduras (FLV), controla a quantidade e qualidade de agrotóxicos utilizados, da produção dos alimentos até o ponto de venda. Seu principal objetivo é garantir que a aplicação de defensivos agrícolas nos alimentos não esteja acima do nível permitido por lei e, portanto, eles estejam seguros para o consumo humano.
Hoje, grandes redes como o Carrefour Brasil, Atacadão, Angeloni (Santa Catarina), Mercadinho São Luiz (Ceará), Nordestão (RN), até médias e pequenas empresas aderiram ao Programa RAMA e comprovaram sua eficácia no desenvolvimento das boas práticas na cadeia produtiva de FLV. Com isso, o RAMA chegou à marca de 31 redes supermercadistas participantes no final de 2015, o que mostra a visão sustentável destas empresas e sua preocupação com a segurança de consumo dos clientes.
O Programa RAMA possui dois pilares principais. O primeiro é a rastreabilidade das frutas, legumes e verduras de todos os produtores e distribuidores cadastrados pelas empresas participantes. O segundo é o monitoramento do nível de agrotóxico nos produtos, que mede, por meio de amostras coletadas (mais de 1,3 mil realizadas desde 2013), a quantidade de resíduos presentes nos produtos avaliados.
O caminho completo do produto até o consumidor (rastreabilidade) fica disponível na internet para consulta pública. Já as análises técnicas são disponibilizadas por meio de um portal para que produtores-distribuidores e supermercadistas monitorem os produtos continuamente e ainda possam desenvolver ajustes e ações de boas práticas para melhorar de forma compartilhada os resultados.
O modelo de Cobertura Coletiva de informações gera ganho para toda a cadeia, em um ciclo virtuoso de ganha-ganha, otimizando os resultados de qualidade e saudabilidade do alimento.
Atualmente, 15 milhões de toneladas de produtos (FLV), em média, são rastreadas por mês, nesse programa que é auto participativo, ou seja, de adesão espontânea dos supermercados ou das Associações Estaduais afiliadas à Abras.
Em Santa Catarina, por exemplo, o programa RAMA, desenvolvido pela ACATS - Associação Catarinense de Supermercados, pioneira na implementação do Programa em parceria com a ABRAS e a PariPassu, foi reconhecido no ano de 2015 pela FAO – Organização da Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, por meio da Plataforma Rede Sustentável (http://www.boaspraticas.org.br/index.php/pt/).
Números do RAMA:
- 31 empresas (redes) supermercadistas participantes
- Presentes em 16 Unidades Federativas
- 4 Associações Estaduais Atuantes (ACATS, ASES, ASSURN e ACESU)
- Mais de 10 mil check-outs participantes do Programa
- Média de 15 milhões de toneladas rastreadas no Brasil por mês
- Total de 1.340 amostras realizadas de 2013 a 2015, no sistema integrado de compartilhamento de dados
Mais informações/adesões, envie email para: rama@abras.com.br ou rama@paripassu.com.br
Fonte: Redação/Portal Abras