O desempenho é em valores reais, mostra pesquisa da Abras. Mas resultado é sazonal. Entenda
As vendas dos supermercados aumentaram 4,16% em março, em valores reais (ou seja, descontando a inflação do período), na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo divulgou hoje (27) a Abras (Associação Brasileira de Supermercados). Frente a fevereiro, a alta foi de 8,44%.
Embora positivo, o resultado é só um suspiro. Segundo a Associação, o resultado refletiu o fator sazonal relacionado à Pascoa, que no ano passado se realizou em abril. Neste ano, as vendas da época – a segunda melhor para o setor – se concentraram em março, o que ajudou na obtenção do resultado positivo.
O resultado do primeiro trimestre do setor ficou positivo em 1,18%, em valores reais. “Em janeiro e fevereiro, registrávamos uma queda acumulada de -0,36% nas vendas, mas a Páscoa ajudou a tornar o resultado positivo", comentou, em nota, o presidente da Associação, Fernando Yamada. Para ele, os números continuam tímidos.
Para abril, no entanto, a perspectiva é de recomposição, com a mesma perspectiva do início do ano, com projeção de queda de 1,8% nas vendas em 2016. Yamada destaca ainda que o setor se ressente da insegurança econômica e das turbulências políticas vividas.
“Para voltarmos a crescer, precisamos estabilizar a crise política e voltar a planejar o médio e longo prazo, gerando mais empregos e renda para o trabalhador voltar a reativar o consumo”, disse.
Veículo: Portal No Varejo