Solenidade de abertura da APAS 2016 reúne empresários do autosserviço em São Paulo

Leia em 4min

Pedro Celso Gonçalves, presidente da APAS 

 

João Sanzovo Neto, vice-presidente da ABRAS

 

  

Coletiva de imprensa APAS 2016

 

A 32ª edição da APAS - Feira e Congresso de Gestão Internacional, começou hoje, 2/5, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento reúne até o dia 5, empresários do autosserviço de todo o Brasil para apresentar os últimos lançamentos do varejo. Durante a solenidade de abertura o presidente da Associação Paulista de Supermercados, Pedro Celso Gonçalves, destacou o evento como uma grande oportunidade para varejistas. "O Brasil tem tudo para crescer e a APAS 2016 oferece uma possibilidade de realizar novos negócios entre fornecedores e supermercadistas e a alavancar as vendas."

 

Na solenidade a ABRAS, apoiadora do evento, foi representada pelo vice-presidente, João Sanzovo, que falou em seu discurso que apesar do momento econômico complicado que vive o País, há muitas oportunidades pela frente. "Como diz o tema da APAS 2016 - Perspectivas e Oportunidades - a ABRAS está atenta a essas oportunidades em benefício de toda a classe supermercadista do Brasil e de toda a cadeia de abastecimento". Na ocasião, Sanzovo destacou importantes demandas da entidade como a criação de uma nova política de crédito no País, que dê estímulos ao consumo e a geração de emprego e renda para o fortalecimento do mercado interno brasileiro.

 

A cerimônia contou ainda com as presenças do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do deputado estadual Orlando Morando (PSDB), que é também empresário do ramo varejista, além de executivos do setor supermercadista de diversas partes do País.

 

Feira e Congresso 

 

A 32ª Feira APAS conta com 65 mil metros quadrados de área de exposição, esta recebendo este ano mais de 600 expositores nacionais e internacionais, que apresentam lançamento em produtos e serviços do varejo. Os organizadores estimam uma geração de cerca de R$ 6 bilhões em negociações durante o evento.


Paralelamente à feira acontece o Congresso de Gestão APAS 2016, com conferências, painéis e palestras de renomados especialistas brasileiros e internacionais sobre liderança, marketing, consumidor, gestão, desempenho, vantagem competitiva, entre outros temas. A programação esta dividida em quatro auditórios temáticos: Marketing, Capital Humano, Tecnologia, Estratégia e Gestão e Comercial. O evento também conta com a Arena do Conhecimento - com palestras gratuitas voltadas às equipes operacionais supermercadistas com tema relacionados ao FLV (Frutas, Legumes e Verduras), Açougue.


Coletiva de imprensa


A Associação Paulista de Supermercados apresentou na manhã de hoje (2), em coletiva de imprensa, pesquisa sobre o setor supermercadista, apontando as tendências do consumidor brasileiro no atual cenário econômico. O levantamento foi realizado em parceria com as empresas Nielsen e Kantar Worldpanel e divulgado em conjunto pelo presidente da APAS, Pedro Celso Gonçalves; diretor de Economia e Pesquisa da entidade, Dinis Dias e o gerente de Economia e Pesquisa da APAS, Rodrigo Mariano, pelo vice-presidente da ABRAS, João Sanzovo, e a diretora de Varejo da Nielsen, Daniela Toledo e pela diretora comercial Sênior da Kantar Woldpanel, Christine Pereira.


Dentre os destaques da Nielsen estão as novas tendências de compra do consumidor priorizando o abastecimento, e o crescimento em volume do atacarejo (cash&carry) em 12,1% em 2015. "Em um momento de crise econômica, o consumidor tem se adaptado para atender novas demandas. Eles estão mais atentos aos preços, comparam mais os concorrentes da mesma categoria, aí a importância do supermercadista se atentar à necessidade de promoções, e entender todas as categorias", destaca Daniela Toledo, da Nielsen.


A diretora comercial Sênior da Kantar Woldpanel, Christine Pereira, mostrou em sua apresentação que o consumidor/shopper tem mudado seu padrão de consumo nos últimos anos, registrando uma queda na frequência de compra e unidades por viagem, e aumentando a alimentação dentro do lar. "É muito importante o varejista focar em oportunidade quando falar em sortimento e crescimento futuro. Há ainda muito que crescer. E é cada vez mais importante conhecer os consumidores que frequentam sua loja, quem está comprando e quem não está comprando. E ter cada vez mais claro o propósito específico do negócio, qual benefício oferece para o consumidor e o que pode ser potencializado."


Clique aqui para mais informações da pesquisa.


Clique aqui para informações sobre a APAS 2016.




Redação Portal ABRAS

 


Veja também

Feira APAS 2016 começa na próxima segunda-feira em São Paulo

   Começa na próxima segunda-feira, 2/5, a APAS 2016 - Feira e Congresso de Ges...

Veja mais
Frente CSE entrega manifesto ao vice-presidente Michel Temer

       A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviço ...

Veja mais
UNECS se reúne com diretor de política monetária do Banco Central

Em reunião realizada ontem (27/4), o diretor de política monetária do Banco Central, Aldo Mendes, r...

Veja mais
Vendas de supermercados crescem 8,44% em março

Os supermercados de todo o país faturaram em março 8,44% mais do que em fevereiro último com valore...

Veja mais
Vendas de supermercados crescem 8,44% em março

Os supermercados de todo o país faturaram em março 8,44% mais do que em fevereiro último com valore...

Veja mais
Vendas reais dos supermercados crescem 4,16% em março, aponta Abras

         No acumulado do primeiro trimestre de 2016, as vendas do setor aumentar...

Veja mais
Vendas de supermercados crescem em março, mas puxadas pela Páscoa

As vendas do setor supermercadista do Brasil subiram em março, em um resultado ajudado por efeitos sazonais com a...

Veja mais
Vendas de supermercados sobem 4,16% em março, aponta Abras

As vendas do setor supermercadista cresceram 4,16% em março em relação ao mesmo mês do ano an...

Veja mais
Vendas de supermercados acumulam alta de 11,5% no ano

                      Em março, f...

Veja mais