Em Manaus, representantes do comércio varejista aguardam pelas novidades que giram em torno do Código de Barras apresentadas, anualmente, pela a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. Esta ferramenta que revolucionou a forma de controlar produtos desde a fabricação até a prateleira dos supermercados no século 20. Hoje, aliado à tecnologia e inovação, vem desenvolvendo soluções que chegaram à rastreabilidade total dos produtos, desde a origem da sua matéria-prima até o pós-consumo, como uma forma de garantia para o consumidor final.
De acordo com o presidente da CDLM (Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus), Ralph Assayag, o setor varejista é fortemente beneficiado pelo avanço tecnológico do Código de Barras. "Além de permitir um controle rigoroso da procedência de cada produto, por meio da rastreabilidade, também agiliza e traz segurança tanto aos produtos que estão nas prateleiras, quanto aos que passam pelos caixas", disse.
Com a proposta de gerar um ambiente de novas ideias e tendências sobre os temas Inovação, Tecnologia e Gestão de Pessoas e como integrá-los, a GS1 Brasil vai realizar a 6ª edição do "Brasil em Código -Conferência Internacional", de seu evento anual, no próximo dia 30 de junho, em São Paulo (SP). A conferência contará com palestras de Miguel Lopera, presidente da GS1 Global, além de especialistas como Paulo Sérgio Silva, CEO do Walmart.com Brasil e Gustavo Caetano, CEO at Samba Tech. "Um novo olhar sobre inovação, tecnologia e gestão de pessoas" é o tema deste ano.
O presidente da GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira, ratifica a importância da conferência. "Propomos o debate de alto nível para que os líderes das empresas brasileiras tenham conhecimento de métodos eficientes a partir de processos padronizados e aplicados mundialmente. É uma de nossas contribuições para o desenvolvimento socioeconômico do país", ressaltou.
Segundo Oliveira, o encontro conta com a presença de mais de 300 executivos e decisores de grandes empresas que buscam um novo olhar sobre os processos de integração de tecnologia e gestão de pessoas. "Brasil em Código se tornou referência para diversos setores da economia e representantes de órgãos governamentais quando se fala em automação aliada à inovação e à realidade do país", disse.
Em sua 6ª Edição, o evento é uma oportunidade para ampliar conhecimento e networking, uma vez que estarão presentes representantes de entidades do varejo e da indústria. Para Assayag fica a expectativa de receber as informações e novidades apresentadas durante o evento anual. "Nós temos uma agenda intensa para cumprir aqui na região e, dada à distância e os custos envolvendo o deslocamento de cada representante estadual, nos é recomendado, sermos representados pelos órgãos de âmbito nacional", ponderou.
De acordo com a assessoria de comunicação, a programação foi estudada com o objetivo de engajar líderes que procuram imergir nos assuntos mais atuais e importantes que influenciem o desempenho e resultado das empresas, de forma a engajar líderes a extrair inovação de sua equipe, além de pensar como a inovação e tecnologia podem ajudar em processos logísticos.
No painel de encerramento, presidentes de entidades antenados ao trabalho da GS1 Brasil vão debatem o tema "Como empresas e setores podem superar o momento atual". Foram confirmadas as presenças do presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), Fernando Yamada; do presidente da Abad (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores), José do Egito; do presidente da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), Fernando Honório e do economista e deputado federal (PSDB-RN), Rogério Simonetti Marinho.
Sobre a GS1 Brasil
A GS1 Brasil - Associação Brasileira de Automação é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos, colaborando para o processo de automação desde a matéria-prima até o consumidor final.
Os padrões GS1 são utilizados em 150 países, com mais de um milhão de empresas associadas. A organização brasileira tem 58 mil associados. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. Mais informações em www.gs1br.org
Veículo: Jornal do Commércio - Manaus