Considerada um importante evento no calendário de desenvolvimento e negócios do Espírito Santo, a 30ª edição da Super Feira Acaps Panshow, estreou com otimismo no Pavilhão de Exposição de Carabina (Es) e reforçou a importância da feira no estado, mesmo com os ajustes que a economia brasileira enfrenta. A abertura oficial aconteceu ontem (20), com mais de 200 empresas expositoras contemplando os mais diversos segmentos do setor supermercadista e de panificação.
Estiveram presentes na solenidade o governador do Estado do Espírito Santo, Paulo Hartung; o presidente da Acaps, João Tarcício Falqueto; o diretor superintendente da Acaps; Hélio Hoffmann Schneider; o presidente da Sindipães, Luiz Carlos Azevedo; o vice-presidente da Associação ABRAS, Antônio Cesa Longo; o vice-presidente da ABIP, Marcos Salomão; o presidente da Findes, Marcos Guerra, o presidente da Fecomércio, José Lino Sepulcri, entre outros.
"Esse evento é tradicional e fiquei muito feliz com sua manutenção que reúne importantes empresas e investidores potenciais. Investidores têm prioridade em nosso Estado porque ajudam na geração de empregos. Não está sendo fácil atravessar as intercorrências que estamos vivenciando, mas estou animado e trabalhando muito para que o Espírito Santo seja o primeiro estado a sair desta crise", disse o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, na abertura do evento.
Durante a cerimônia o presidente da ACAPS, João Tarcício Falqueto reforçou que o evento cumpre seu papel e une todos os elos da cadeia do setor. "A Super Feira é muito mais que um evento de negócios. Ela também promove o aperfeiçoamento profissional e novas conexões entre fornecedores e varejistas", destacou Falqueto. Ele destacou ainda
que em meio ao cenário de recessão, o setor supermercadista vem buscando ajustes para se manter sólido no mercado. "Não deixamos de investir e contratar novos funcionários. O setor hoje detém mais de 1500 lojas oferecendo o que há de melhor em produtos e serviços", afirmou.
O vice-presidente da ABRAS, Antônio Cesa Longo, que representou a entidade nacional na cerimônia, destacou a grandiosidade da Feira. "É muito bom estar neste evento tão importante para o estado do Espírito Santo e para todo o varejo nacional. A Acaps Panshow mostra que, apesar dos desafios do momento atual, há muitas oportunidades para nós supermercadistas, fornecedores e para toda a cadeia de abastecimento."
Atualmente, o setor supermercadista do Espírito Santo gera mais de 110 mil empregos diretos e indiretos. Em 2016, a abertura de novas lojas, totalizou um crescimento de 3%, se comparado ao mesmo período em 2015.
O setor de panificação por sua vez também se mostra representativo para a economia capixaba. O presidente do Sindipães, parceiro da ACAPS na organização do evento, Luiz Carlos de Azevedo, destacou que mais de 2 mil empresas compõe a base da economia. "Hoje geramos mais de 74 mil empregos diretos e indiretos. Até o final do ano, temos uma previsão de crescimento entre 1% e 3%", ressaltou.
A Super Feira Acaps Panshow acontece até esta quinta, 22, no Pavilhão de Carapina, na Serra. Para este ano, estima-se a geração de 140 milhões de reais de negócios.
Redação Portal ABRAS/ Comunicação ACAPS