Ocorreu hoje, 28/9, no auditório da ABRAS, em São Paulo, o Fórum de Sustentabilidade para o Varejo, organizado pelo Grupo GS& - Gouvêa de Souza. O evento debateu os três Ps da sustentabilidade, que, numa visão moderna, englobam Propósito, Pessoas e Planeta. "Nós apoiamos a realização desse Fórum, porque entendemos que é preciso debater cada vez mais os temas ligados à sustentabilidade do varejo. Sabemos que é possível fazer mais para ampliar a sustentabilidade das nossas empresas, focando nas pessoas que servimos, funcionários e consumidores, e também no planeta. É preciso começar, e um bom começo se dá com o conhecimento que debates como esse proporcionam", afirma Márcio Milan, superintendente da Abras.
Hugo Bethlem, sócio-diretor de Sustentabilidade do Grupo GS&, que ancorou todo o evento, recebendo os participantes e orientando os debates, que chamou de "bate papo sustentável", resumiu o objetivo do evento: "Queremos mostrar que a sustentabilidade hoje é estratégica para as empresas varejistas, porque pode gerar valor social. Uma empresa terá mais valor social se puder atender melhor as pessoas que fazem parte dela, os funcionários, e, com eles, atrair mais clientes, pensando não só em capturar o bolso dos consumidores , "share of wallet", mas também o coração deles "share of heart", ampliando a relação afetuosa deles com a sua marca."
Para Bethlem, hoje todas as empresas, das pequenas às grandes, podem tomar atitudes sustentáveis. "Se não começaram ainda, comecem com a ´sustentabilidade do bolso´, ou seja, pela sustentabilidade focada na economia de recursos como água, energia, resíduos sólidos, e principalmente, focada nas pessoas. Ao melhorar a gestão dos colaboradores das lojas, tratando-os melhor e integrando-os nos compromissos da empresa em seu dia a dia, a empresa varejista diminui turnover e evita ações trabalhistas, por exemplo. Isso é sustentabilidade, porque garante seu futuro", afirma.
"Colaboradores e consumidores buscam empresas com causa e propósito, que tenham algo mais a entregar que apenas uma troca mercantil ou financeira. Com isso, sustentabilidade passou a ser mais do que uma causa, passou a ser uma ferramenta fundamental de competitividade, resiliência e longevidade das empresas. Muitos varejistas já descobriam a importância de ser sustentável como forma também de ser mais rentável. Diversas empresas brasileiras já estão construindo suas plataformas sustentáveis com resultados marcantes, como pudemos presenciar neste encontro", conclui Bethlem.
Entre os executivos que participaram do Fórum, estavam: Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza; Flávio Rocha, CEO da Riachuelo; Alexandre Borges, CEO da Mãe Terra; Laura Pires, do GPA; Marcelo Behar, da Natura; Paloma Cavalcanti, da HP; Pierre Yves Mourgue, da Greenyellow; José Pascowitch, da Visão Sustentável; Guilherme Araujo, do ICEC; Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu; Beatriz Carneiro, do Pacto Global da ONU; entre outros.
O Fórum contou com o patrocínio da ABRAS, Greenyellow e ICEC, além do apoio da Amcham Brasil, do IDV - Instituto para Desenvolvimento do Varejo e IFB - Instituto Foodservice Brasil.
Fonte: Portal ABRAS