Representantes da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS) aprovaram a criação do Instituto UNECS, em reunião realizada durante o 3º Fórum Nacional da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). O objetivo é defender e coordenar as demandas do setor de comércio e serviços no âmbito do poder público e da iniciativa privada, promovendo estudos, discussões, e debates, além de apresentar soluções para os principais problemas do setor em todo o país.
O Instituto UNECS terá sede em Brasília e deve iniciar suas atividades em janeiro de 2017. A previsão é de que também promova pesquisas e divulgue dados, indicadores estatísticos econômicos, sociais e mercadológicos para subsidiar as atividades da instituição, além de atores públicos e privados.
Constituída em 2014, a Unecs é formada por sete das maiores instituições brasileiras representativas da área do comércio e serviços: Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (ANAMACO), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).
A UNECS representa mais de 15% do PIB brasileiro, concentrando mais de 21% dos empregos formais do País, responsável por 83,7% das vendas de alimentos e bebidas, com faturamento conjunto de R$ 885,9 bilhões.
Fonte: ACCG