*Roberto Nunes
Composta, atualmente, por sete associações, a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs) quer ficar ainda mais forte e dobrar de tamanho nos próximos anos, por meio da integração de novas entidades. Hoje, os setores representados pela Unecs possuem um faturamento conjunto de R$ 1 trilhão.
A afirmação foi feita pelo presidente da Associação Brasileira de Supermercados e coordenador da Unecs, Fernando Yamada, em workshop realizado durante a 50º Convenção Abras, que segue até esta quinta-feira (10), na cidade de Atibaia (SP). "A união dessas sete entidades nos deu muita força e nos ensinou a trabalhar junto ao poder legislativo. Viabilizou também a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviço e Empreendedorismo (Frente CSE), que já é a segunda maior bancada no Congresso Nacional", observou Yamada.
A Unecs é formada pelas seguintes entidades: Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), Associação Nacional de Materiais de Construção (ANAMACO), Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (ALSHOP), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Durante o painel dedicado à Unecs, o secretário de Comércio e Serviços do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcelo Maia, destacou que é muito difícil para um parlamentar levar para o congresso as pautas dos setores do comércio sem que haja um alinhamento e sinergia entre as partes envolvidas. "Por isso que o advento da Unecs foi muito importante para o comércio brasileiro", observou o secretário. "Com essa unicidade, fica muito mais fácil trabalhar as demandas do comércio brasileiro junto ao governo."
Também participaram do painel os presidentes da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Honório Pinheiro, da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), José do Egito, da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun, e da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (ANAMACO), Cláudio Conz.
* Roberto Nunes é repórter da Revista SuperHiper, publicação oficial do setor