s vendas reais (descontada a inflação) dos supermercados do Brasil em fevereiro caíram 0,24% sobre o mesmo período de 2016 e 1,93% na comparação com janeiro, informou nesta terça-feira (28) a associação que representa o setor, Abras. No primeiro bimestre, Índice Nacional de Vendas acumula declínio de 0,07% na comparação anual. Em termos nominais, as vendas do setor supermercadista em fevereiro subiram 4,56% ante fevereiro de 2016, mas caíram 1,61% em relação a janeiro. "O Brasil ainda sente os reflexos da crise; a taxa de desemprego vem crescendo desde o ano passado, e em janeiro chegou a 12,6%, o que impacta o poder de compra do brasileiro, que está mais cauteloso e indo menos ao ponto de venda", disse o presidente da Abras, João Sanzovo Neto. Em nota distribuída com os dados de fevereiro, ele disse que a entidade aguarda um número mais estável até o final do primeiro semestre.
Ranking
A Abras também divulgou nesta terça-feira a última edição da Pesquisa Raking Abras/Super Hiper, baseado no faturamento do setor em 2016, com o grupo Carrefour ultrapassando o Grupo Pão de Açúcar e passando para a primeira posição ao faturar R$ 49,1 bilhões. O GPA ficou sem segundo lugar, com R$ 44,9 bilhões (sem contabilizar as receitas da Via Varejo; seguido por Walmart Brasil, que se manteve na terceira colocação, com 29,4 bilhões de reais. O ranking ainda mostrou que o setor fechou 2016 com 89 mil lojas e 1,8 milhão de funcionários.
Fonte: Portal G1