Por Marcelo Xavier
Bloco abordou temas importantes para os supermercados, que podem contribuir para o crescimento de uma empresa
|
A Country Manager da Kantar Worldpanel no Brasil, Patricia Beber, abordou o tema da participação das mulheres no mercado de trabalho e o poder decisório de compras em supermercado. Em 1980, as mulheres representavam 16% dos chefes de família. Hoje, esse número é de 40%, o que deixa o cenário de compras mais amplo e cria muitas oportunidades.
Com dados importantes para o setor, Patricia mostrou que as mulheres, quando vão às compras sozinhas, gastam mais do que quando vão acompanhadas pelos maridos e/ou filhos, pois, sozinhas, elas tendem a gastar menos com commodities e investir mais em produtos sofisticados. O pensamento "eu mereço" faz com que elas gastem 89% a mais nos produtos pessoais quando estão sós do que o fazem acompanhadas.
A gerente de RH e Áreas Parceiras de Negócios da Prezunic, Ana Bahrens, falou sobre a importância de ter práticas corporativas alinhadas aos valores da empresa e sobre como uma liderança próxima, o trabalho em equipe e as oportunidades de carreira contribuem para o crescimento do negócio. Ela ainda destacou a relevância de a liderança ser inspiradora, do respeito à diversidade de gênero, da comunicação transparente e outros atributos da liderança que pressupõem a valorização da equipe.
A sócia-fundadora do Grupo Carvalho, Van Fernandes, contou a história de criação do grupo, sua participação na construção da empresa e os desafios que teve nessa trajetória de mais de 30 anos. A persistência e a preparação foram fundamentais para que, hoje, o Carvalho tenha 47 lojas no Piauí e Maranhão e fature R$ 1,75 bilhão. Van comentou que sua experiência a ensinou que um dos segredos para as mulheres obterem sucesso em cargos de liderança é o cultivo à coragem e ao destemor frente aos desafios.